E ontem duas notícias chegaram a mim e me deixaram triste e pensando no passado. A primeira delas é que a Amazon, que é a dona do Dpreview, decidiu fechar o site como parte de sua política de reestruturação em 2023 (e que vai levar à demissão de 18 mil empregados, ou colaboradores, como o pessoal costuma falar hoje). O Dpreview, para quem não sabe, foi um dos primeiros sites a fazer a cobertura do lançamento de equipamentos dentro da fotografia digital. Além de publicar notícias e reviews sobre equipamentos, aliás, os melhores reviews de equipamentos da internet, o Dpreview possuí um gigantesco banco de dados sobre as câmeras fotográficas digitais já lançadas. Lugar certo para encontrar informações sobre empresas que nem produzem mais câmeras fotográficas, como a Kodak, Casio, Agfa e Minolta. Para exemplificar, a primeira câmera da Canon que encontramos em sua base de dados é a Powershot 600 que foi lançada em 1996 e a primeira câmera da Nikon é a Coolpix 300 de 1997. Uma fonte importante e confiável de informação.
O site ainda será atualizado até o dia 10 de abril. O comunicado oficial diz que os editores do Dpreview ainda possuem material para finalizar e reviews para publicar. Depois de 10 de abril o site ficará disponível em modo leitura por um período limitado de tempo. Todos que participam dos fóruns do Dpreview podem solicitar o download de suas informações e fotos durante esse período. Ainda torcendo aqui para que pelo menos o banco de dados de câmeras seja salvo por alguma iniciativa e fique disponível para consultas. Vejam abaixo o comunicado oficial, que também pode ser acessado nesse link.
Outra notícia que chegou ontem, mas por e-mail, foi o de encerramento das atividades do Digiforum. No começo da fotografia digital no Brasil, nos anos 2000, as fontes de informação eram muito escassas. A internet não era o que conhecemos hoje e o Youtube ainda estava distante. Muitas das informações estavam disponíveis apenas em inglês e, uma forma de aprender, era participar de ambientes onde os próprios fotógrafos se ajudavam. Nesse ponto tenho que destacar a importância dos fóruns e das listas de discussão em e-mails (lembram disso?). Tivemos como ótimos fóruns o BRFoto (falecido), o Mundo Fotográfico (ainda em atividade) e o Digiforum que agora encerra suas atividades depois de 20 anos de muita troca de informação.
Embora o interesse pela fotografia digital ainda seja forte e as pessoas estejam atrás de conhecimento, as fontes de aprendizado migraram para as plataformas de vídeo, porém com a figura sempre de um tutor (o dono do canal). Nos fóruns existia a troca de informações, opiniões e experiências. Muitos problemas que você encontrava não eram relatados nos canais oficiais e você só encontrava solução com outros usuários que passaram pelo mesmo problema. Sem falar nas amizades virtuais criadas e nos encontros presenciais que eram organizados. Sinto falta desses momentos.
Nos resta apenas nos despedirmos e esperarmos que todas as trocas de experiência tenham servido para o crescimento de muitos fotógrafos.