Olá pessoas, tudo bem? Faz tempo que não fazemos uma aula de edição no Adobe Lightroom no canal do Youtube e achei que o desafio de edição dessa foto merecia uma pequena vídeo aula. Se você se interessa por esse assunto e quer ver mais aulas nesse sentido, é só deixar um comentário aqui no texto ou no vídeo lá no Youtube.
Recentemente eu voltei a fotografar para dois projetos fotográficos pessoais que gosto muito. O primeiro, e mais novo, se chama Templos de Fé e o objetivo é registrar igrejas católicas (por enquanto somente elas) aqui da região de Presidente Prudente e também das cidades que acabo conhecendo por conta das minhas viagens para ministrar cursos de fotografia. A escolha pelas igrejas católicas, nesse primeiro momento, se deve pela riqueza arquitetônica desses tempos, principalmente nos construídos antes da década de 1950, o que é o caso da maior parte das igrejas matrizes aqui da região. O segundo projeto é muito antigo e envolve as estações ferroviárias da região da Alta Sorocabana. O objetivo é fotografar todas, ou chegar bem perto.
A foto que está no vídeo é da igreja matriz do município de Presidente Bernardes, aqui pertinho da minha cidade. Não é a foto definitiva para o projeto. Eu fiz uma visita rápida em várias cidades da região para ver o local, determinar melhor horário para fotografar e o tipo de lente que iria usar. Planejamento e preparação é o melhor caminho para qualquer projeto fotográfico. Essa igreja foi fotografada em um dia nublado e em um horário não muito propício.
Um fator complicador é que fiz essa foto com uma lente não muito boa, o que deixou a nitidez da imagem um pouco comprometida. Então decidi trazer essa foto para essa pequena edição de imagem no Adobe Lightroom.
Aqui gostaria de repetir uma coisa que sempre falo para meus alunos. Toda foto precisa de edição. As vezes, você não sabe que ela aconteceu, mas teve edição e está fora do seu controle. Então é melhor ter essa parte importante da criação da imagem fotográfica sob seu controle. Vocês podem mandar sugestões e críticas aqui nos comentários e se gostaram desse tipo de vídeo é só falar que iremos produzir mais deles.