Se você procurar pelos fotógrafos que fazem ensaios fotográficos femininos, provavelmente vai encontrar os que executam o que chamamos de ensaio fotográfico boudoir. O Boudoir, na França do século XVIII, era um cômodo da casa de famílias ricas e da realeza separado do quarto de dormir onde mulheres se trocavam, costuravam e podiam ter conversas privadas, fazer reuniões com as amigas. Ou seja, um local onde a mulher poderia fazer suas coisas em privacidade e conforto. Por volta de 1920 a prática da fotografia erótica roubou o termo para batizar um tipo de fotografia feita na intimidades dos aposentos femininos. Na realidade, essas primeiras produções da fotografia erótica comercial, eram feitas nos próprios quartos das modelos e utilizando suas próprias lingeries. Hoje, o que vendemos como fotografia boudoir é um ensaio fotográfico sensual feito com sensibilidade e delicadeza onde mostramos a mulher em um ambiente aconchegante, acolhedor, íntimo e, geralmente, onde a nudez não é o principal motivo da existência do ensaio, mas sim a experiência de libertação. Hoje o boudoir pode ser feito no próprio quarto da cliente, em um quarto de hotel, um estúdio decorado, ou qualquer outro ambiente em que todos esses sentimentos possam ser representados.
O ensaio que vou mostrar aqui hoje não é novo. Ele foi feito em 3 de julho de 2013, então já passou de 10 anos de idade. Acho que foi minha primeira experiência com esse tipo de ensaio, mesmo não sabendo na época que estava fazendo isso. A Renata foi uma pessoa que conheci quando fui fazer uma sessão fotográfica para um amigo em comum. Ela é maquiadora e fiquei impressionado com a gigantesca tatuagem que ela tem nas costas. Convidei para um ensaio, que foi muito bom, e desse ensaio surgiram mais 5 ensaios. Esse que publico hoje foi o último que fizemos juntos. Tivemos uma relação de amizade e comercial, pois fomos sócios em um determinado período, mas os ensaios fotográficos eram algo a parte.
Esse ensaio foi feito em um estúdio, que na época era de propriedade da Renata, e havia uma cama montada no local e que foi utilizada para esse ensaio. Aqui não teve muito segredo e nem o que contar para vocês de especial, pois as poses, as composições e o projeto de iluminação foram surgindo naturalmente, tanto com a participação da modelo quanto do fotógrafo. Essa era a parte legal de fotografar essa senhorita, a simbiose entre fotógrafo e modelo em uma escala perfeita. Como é um ensaio não muito novo, o equipamento utilizado para essas fotos foram a velha Canon 7D e a lente 50mm f/1,8. Equipamentos que hoje podem ser considerados ultrapassados, mas que ainda podem ser utilizados tranquilamente.
Para quem não me conhece, eu sou Gilson Lorenti, fotógrafo, morador de Presidente Prudente no interior de São Paulo. Sou fotógrafo há quase 30 anos e especializado em retrato feminino e ensaio fotográfico sensual e de nu artístico. Também sou professor de fotografia e ensino você a fazer fotografias como essas. Entre em contato para formações e orçamentos. Quer ver mais fotos de ensaio fotográfico? Então é só dar uma olhada em nosso Instagram.