O Epica é uma banda que gosto muito. Não posso ser considerado um fã de carteirinha, visto que não tenho todos os discos do grupo, mas o material da banda me é muito interessante. Para quem não conhece, o Epica é uma banda holandesa de Metal Sinfônico. Sim, daquelas bem clichês e que amamos muito. Musica melódica, instrumental perfeito, bateria na velocidade da luz, e um vocal feminino absolutamente fantástico (cortesia de Simone Simons ) em parceria com um vocal gutural (que vem ganhando mais espaço nos últimos discos). Em 2021 eles já haviam lançado o incrível disco Omega (resenha aqui) e não esperava nada deles nos próximos anos, mas eu estava enganado.
Em novembro de 2022 chegou ao mercado musical o projeto The Alchemy Project. Como faz tempo que não acompanho os sites de notícias, achei muito estranha a capa desse CD, mas dando uma olhada na proposta achei bem legal. O disco é um single, possui apenas 7 músicas e duração de 35 minutos. A proposta aqui foi chamar várias bandas e artistas que não fazem música dentro do mesmo estilo do Epica para fazer uma mistura de música pesada. Por isso que o título do disco (The Alchemy Project) faz tanto sentido. Por exemplo, a música Human Devastation conta com a participação de Henri Sattler (God Dethroned) e Sven de Caluwé (Aborted) e é basicamente uma música de Death Metal, daquelas que você quer balançar a cabeça até o seu pescoço trincar. Totalmente fora daquilo que a banda está acostumada a fazer.
Admito que não gosto muito das variantes mais extremas do metal (com excessão de algumas bandas bem específicas), mas concordo que as músicas desse disco ficaram muito legais e bem executadas. Destaques para The Great Tribulation (com Fleshgod Apocalypse) e The Final Lullaby (com Shining). Porém, a música que mais gostei no disco foi Wake the World com as participações de Phil Lanzon (Uriah Heep) e Tommy Karevik (Kamelot). Um discaço que não vai agradar a todos os fãs, mas com músicas muito legais e uma energia destruidora.
Atualmente, o Epica é composto pela vocalista Simone Simons, pelo guitarrista e vocalista Mark Jansen, o tecladista Coen Janssen, o baterista Ariën van Weesenbeek , o guitarrista Isaac Delahaye, e o baixo de Rob van der Loo.
The Alchemy Project está a venda no Brasil pela Shinigami Records e também está disponível nas plataformas de streaming.