Mais uma notícia de Inteligência Artificial, o que está na moda. Porém, analisando essa notícia que apareceu nos principais sites de fotografia do mundo civilizado, tenho que apontar que a IA ela não é a vilã em tudo isso. Foi simplesmente um golpe que, antes da IA, era praticado de outras formas com desenhos e ilustrações. A história aqui aconteceu em Glasgow, Escócia, onde uma empresa organizou um evento chamado Willy’s Chocolate Experience, onde a promessa era uma imersão em atividades infantis em um espaço decorado com o tema do filme Wonca, a nova versão da famosa história Charlie e a Fábrica de Chocolate.
A empresa estava oferecendo uma experiência imersiva e fantástica, mas ao chegarem no local, os pais tiveram uma surpresa com um ambiente pobre e totalmente desleixado. Cada ingresso foi vendido pelo equivalente de US$ 45,00 e alguns pais afirmam terem viajado por horas para chegar até o evento. Durante a abertura do local teve muita confusão, as pessoas reclamaram, xingaram muito nas redes sociais e chamaram a polícia para tentar resolver s situação. O organizador, uma empresa chamada House of Illuminati, que foi criada em novembro de 2023, suspendeu o evento no meio do dia de estreia e prometeu reembolsar todos os pais que se sentiram lesados.
Mas, qual a novidade aqui? O grande destaque é que todas as propagandas do evento foram criadas com imagens geradas por IA. Tanto imagens quanto textos de todas as peças publicitárias são incrivelmente fantásticas e saíram de geradores de inteligência artificial. Como eu disse antes, esse tipo de evento não é novidade e o golpe antes era feito com ilustrações criadas por humanos, mas hoje a IA parece ter tornado tudo um pouco mais fácil. Algumas propagandas feitas em vídeo também tiveram textos gerados por IA que só foram lidos por atores, que informaram que também não foram pagos pelo serviço.
Abaixo fotos das propagandas do evento e fotos do local feitas pelo pais que postaram nas redes sociais.
Isso lembra um caso do Uber Eats que em dezembro de 2023 foi acusado por alguns usuários de estar colocando imagens geradas por IA em cardápios de restaurante que não possuem fotos para seus produtos. Algumas imagens estavam muito bizarras. Nesse caso o Uber Eats alega que não usa imagens por inteligência artificial em seu aplicativo e os restaurantes não sabem como as imagens estranhas apareceram em seus cardápios. A história ficou mal explicada mesmo.
Só lembrando que a IA não é a vilã nesse caso. Ela é uma ferramenta e pode ser utilizada para negócios honestos e para golpes, assim como ilustrações, desenhos, pinturas e fotografias. Depende da intenção de cada pessoa.
Fonte: Petapixel