Olá pessoas, tudo bem? Um dos cursos que mais gosto de ministrar é o de fotografia de natureza. É uma área onde o fotógrafo, geralmente, gosta do que está fazendo. É muito difícil monetizar fotografia de natureza, ganhar dinheiro com isso. O mercado é muito fechado e restrito. Então, o praticante dessa categoria de fotografia está na atividade por realmente gostar disso. Uma das coisas que muitos acham é que a fotografia de natureza é praticada em grandes parques ecológicos ou nos mais famosos biomas brasileiros, como o pantanal e o amazonas. Isso se aplica à nossa atividade, mas a natureza está presente em todos os cantos do planeta. Por mais que o homem tente eliminar sua presença, sempre teremos uma planta crescendo no meio do concreto ou pássaros fazendo ninhos nos telhados das casas. Então, é uma forma fácil de fotografia, pois podemos encontrar a natureza até nas grandes cidades.
Essa galeria é um pouco do que gosto de praticar aqui na região de Presidente Prudente. São fotos de plantas, animais (geralmente aves) e insetos. A fotografia de aves é a mais complicada, pois você precisa estar no local certo e com o equipamento adequado (uma lente teleobjetiva) e ter um pouco de sorte. A fotografia de plantas, flores e paisagens é a mais fácil. Você pode fazer com qualquer equipamento, inclusive o seu celular. Basta ter uma boa estabilidade no equipamento (tripé ou mãos firmes) e andar por qualquer parque ou praça de sua cidade. E por fim a macrofotografia que se aproveita do mundo dos pequenos insetos e plantas. É necessário equipamentos adequados, mas é a mais fácil de praticar, pois você pode se aproveitar de até um pequeno jardim em sua casa.
As fotos abaixo foram feitas dentro do perímetro urbano de Presidente Prudente e na zona rural da cidade. Uma prova de que a natureza está sempre presente. Basta procurar e prestar atenção.
Quer aprender fotografia de natureza? Entre em contato e agende o seu curso presencial ou on-line.