Olá pessoas, tudo bem? Aqui é Gilson Lorenti, fotógrafo, falando diretamente das terras de clima temperado de Presidente Prudente no interior de São Paulo e hoje quero contar uma experiência para vocês. Eu trabalho com retratos femininos há mais de 20 anos e uma coisa que sempre utilizei em meus ensaios foi a luz do flash. Mesmo nos ensaios externos eu sempre trabalhei com luz artificial para conferir à imagem um pouco mais de contraste e um diferencial na iluminação. Aqui na cidade são poucos os fotógrafos que fazem isso.
Já estou acostumado a trabalhar com o flash e para mim é bem interessante. Só que, em fevereiro do ano de 2021, eu tive uma experiência bem interessante com a luz de Led. Em fevereiro desse ano eu ministrei o curso de fotografia sensual aqui na cidade e, durante uma aula prática, um dos alunos trouxe um led para fazer iluminação. Já tinha trabalhado com luz contínua no começo de minha carreira. Eu tinha dois iluminadores de luz halógena que foram a minha primeira iluminação profissional. Gostava muito da temperatura de cor da luz, bem quente, que combinava com os ensaios, mas eles consumiam muita energia e geravam muito calor. Assim que comprei os flashes de estúdio eu parei de usar os iluminadores e algum tempo depois eu vendi os dois.
Durante essa aula eu conheci o Yongnuo Yn300 Iii, um Led com controle de temperatura de cor, potência variável e que pode ser utilizado com bateria ou fonte ligada direto na tomada. Usamos um pouco e misturamos as luzes de led e flash durante o ensaio e achei o resultado bem interessante. Acabei comprando um desses equipamentos e realizei um ensaio quase que exclusivamente com ele. Para falar a verdade, eu levei o equipamento apenas para fazer algumas brincadeiras. O planejamento era fotografar com flash, mas o ambiente da casa da cliente era bem interessante. Uma iluminação razoável entrava pelas janelas e a luz do Led foi suficiente para fazer uma luz principal e utilizar a luz do ambiente como luz de preenchimento. Então, por conta dessa característica, quase 80% do ensaio foi feito exclusivamente com a luz do LED, o que conferiu um clima bem interessante para as imagens.
Mesmo tendo uma potência relativamente forte, tive que utilizar ISO um pouco mais elevado e abertura f/2,8, mas nada que comprometesse a qualidade das fotos. Usei o Led sem difusor, o que acabou oferecendo uma luz dura nas fotos. O ambiente do ensaio foi dentro de uma casa durante o período da tarde. Mesmo sendo uma fonte de luz pequena, o que gera uma iluminação mais dura, a quantidade de brilho na pele da modelo não foi algo que incomodava. Na realidade, como a luz do Led é menos intensa do que a do flash, uma característica positiva é que a maquiagem da modelo fica bem mais evidente. Em muitas ocasiões a luz do flash faz a cor da maquiagem desaparecer. É por isso que maquiagem para ensaio fotográfico tem que ser mais forte e mais marcante do que o que seria normal. Um truque interessante é afastar a fonte de luz o máximo possível da modelo, para dar uma suavizada na iluminação. Só lembrando que cada vez que você dobra a distância entre a modelo e a fonte de luz você está perdendo dois EVs na sua imagem (não sabe o que é EV? Então clica aqui nesse link).
As vantagens do led são o tamanho diminuto e longa duração da bateria. Fiz o ensaio completo sem precisar trocar a bateria. Desmontado cabe tudo dentro da bolsa. O ponto negativo é que não tenho um difusor para ele, o que me leva a trabalhar com luz dura e a potência que é inferior a luz de flash, o que me obriga a trabalhar com ISO mais alto do que 100. Mas, lembrando que as atuais câmeras fotográficas possibilitam trabalhar com ISO mais elevado sem perder qualidade aparente na imagem. Todas as fotos postadas aqui foram feitas com ISO entre 400 e 800 em uma câmera Canon 80D. As lentes utilizadas foram a EF 50mm f/1,8 stm e a EF 24mm f/2,8 USM. Muito provavelmente precisaria de uma fonte de luz mais forte se estivesse trabalhando com uma lente mais escura, como a lente do kit, a EF-S 18-55mm f/3,5-5,6.
Para mim o veredito foi positivo. Agora espero poder comprar mais um para poder fazer uma proporção de luz diferente em ambientes sem nenhuma iluminação natural. O que acharam das fotos? Já utilizaram Leds para ensaios de retratos? Deixem o comentário