Muitas pessoas me perguntam na internet sobre filtros na fotografia. Antigamente, eles eram vários e possuíam vários efeitos bacanas na fotografia, mas com o crescimento da fotografia digital a maior parte dos filtros fotográficos caiu em esquecimento. É mais fácil reproduzir seus efeitos via software de edição do que carregar dezenas de filtros na bolsa. Só para ter uma ideia, existiam filtros coloridos especificamente para fotografia em preto e branco, para mudar relações de contraste na foto. Alguns de meus alunos nem sabem que os filtros um dia existiram. Porém, mesmo com a fotografia digital, dois filtros se mantém relevantes: o filtro de densidade neutra (ND) e o filtro polarizador.
Filtro de Densidade Neutra (ND)
O filtro ND nada mais é do que um objeto que colocamos na frente de nossa lente para impedir a entrada de uma certa quantidade de luz. Isso mesmo, eu estou impedindo a entrada de luz. Cada filtro ND possui uma graduação. Então temos o filtro ND2, ND4 e ND8. E como isso é entendido? O ND2 tira metade da luz que está entrando. Ou seja, você ganha 1 EV (não sabe o que é um EV? Então leia esse texto antes). O ND 4 você ganha 2 EVs e com o ND8 você ganha 4 EVs. Mas, em qual situações que eu uso um filtro ND? Em situações em que você precisa trabalhar com grandes aberturas de diafragma ou com obturador lento e a quantidade de luz é muito grande para isso.
Exemplo 01 — você está fazendo um ensaio fotográfico em um parque durante o dia. Você quer utilizar uma grande abertura de diafragma para desfocar o fundo e dar um bom destaque para a modelo. Porém, mesmo com ISO 100 alta velocidade do obturador você não consegue chegar a f/1,8 ou f/2,8. Se na sua fotometria o diafragma está em f/5,6 você pode usar um filtro ND4 e baixar para f/2,8. Isso mesmo, com o filtro ND você vai poder abrir o diafragma até f/2,8 e ter a mesma quantidade de luz se estivesse com o diafragma f/5,6.
Exemplo 02 — você está na praia, ou em frente a uma cachoeira durante o dia. Você quer fazer uma longa exposição para que o movimento da água borre a foto e crie a ilusão de um véu. Mesmo com o diafragma totalmente fechado e com ISO 100 é impossível conseguir uma longa exposição durante o dia. Com um filtro ND você consegue limitar a quantidade de luz e conseguir uma longa exposição dessas situações.
Você pode utilizar os filtros ND sozinhos ou acoplar um ao outro. Ou seja, você pode usar três filtros ND juntos, aumentando o seu poder. Existem três tipos de filtro ND.
Filtro ND circular — ele parece um filtro normal. Sua forma é circular e acoplado na frente da lente. É necessário comprar o filtro do tamanho da sua lente. Geralmente o tamanho do filtro está marcado no corpo da lente. Existem os filtros com densidade fixa (ND2, ND4, ND8) e agora temos um filtro com densidade variável. Você gira a base do filtro e ele vai ficando mais ou menos denso.
Filtro ND formato Cokin — esse é um pouco mais barato, porém mais incômodo de carregar. Ele é formado por um suporte que é acoplado em volta da lente e nele são encaixadas as placas de densidade neutra. a vantagem é que o suporte desses filtros pode se adaptar a variados tamanho de lentes, o que livra o fotógrafo de ter que comprar um filtro para cada lente que ele possui.
Filtro ND Graduado – ele pode ser tanto circular quanto Cokin. Nesse filtro apenas metade dele possui o obstáculo para luz. Ele é utilizado, principalmente, em fotografia de paisagem. Com ele você pode escurecer o céu da fotografia e deixar o resto da paisagem com a exposição normal.
E qual comprar?
Assim como nas lentes, o mundo dos filtros possui as marcas mais conceituadas, com produtos de alta qualidade e preços que acompanham essa qualidade, e também temos os fabricantes genéricos. Lembrando que, por melhor que seja o filtro, qualquer coisa que for colocada em frente à sua lente vai gerar uma perda de nitidez. Então, os filtros piores tendem a ter mais perdas. Porém, o filtro ND é uma coisa que não usamos constantemente. Eles servem para situações muito específicas. você pode passar mais de 1 ano sem utilizar. Se você é um profissional de fotografia de natureza, por exemplo, o caminho são os filtros top de linha. Se é apenas um entusiasta que vai usar muito pouco, os genéricos são o caminho.
As marcas mais conceituadas são Hoya, Tiffen, rondestock, Lee, B+W. Por exemplo, um filtro Hoya ND variável de 52mm pode ser encontrado no Mercado Livre por R$ 820,00 (valor de agosto de 2021). Uma versão genérica está variando de R$ 170,00 a R$ 2100,00.
Filtros Polarizadores
O segundo filtro que ainda é essencial na fotografia é o Polarizador. Esse filtro, basicamente, barra a luz que vem de locais indesejados. Explicando. Quando fotografamos a luz vem de diversos locais até atingir a nossa lente. Temos a luz refletida do objeto que estamos fotografando, temos a luz do sol, temos a luz refletida de diversos objetos que, não necessariamente, vão estar na foto. O filtro polarizador deixa passar a luz em apenas uma direção, reduzindo brilhos indesejados em nossa fotografia.
E qual o efeito prático disso? Ele vai diminuir o reflexo de superfícies não metálicas (vidro e água) e aumentar o contraste da cena. Para fotografia de paisagem você pode esperar um aumento da saturação das cores (muito bem vinda nesse tipo de fotografia). Outro efeito é que você vai perder um pouco de luz, já que o efeito do filtro é barrar luz de algumas direções. A perda é de 1 ou 2 EVs.
O filtro polarizador é muito útil e basicamente utilizado em fotografia de paisagens, mas existem momentos em que seu uso não é aconselhado, principalmente quando os reflexos fazem parte da cena, ou a luz refletida já é muito colorida. Paisagens noturnas também dispensam o filtro polarizador, pois você estará perdendo quantidade de luz em cenas onde a luz já é escassa, e efeitos indesejados por luzes refletidas não é um problema. Fotografar arco-íris também é um desafio. O filtro polarizador vai tirar intensidade das cores, mas sem o filtro sempre há a possibilidade de reflexos indesejados atrapalharem a captura da imagem. Você deve testar sempre e ver o que vai se encaixar em sua fotografia.
Tipos de filtros polarizadores
Basicamente, os filtros polarizadores podem ser circular ou linear. Isso não tem relação com sua forma (que normalmente é circular e encaixado na frente da lente), mas com a forma em que a luz é polarizada. O filtro linear linear permite que somente ondas de luz polarizadas em uma única direção passem através dele. Isso é complicado se lembrarmos que o sistema de foco e de medição de luz de nossas câmeras trabalham com luz incidente vindo de várias direções. Então com o filtro polarizador linear as câmeras perdem a capacidade de fazer foco automático e a medição de luz sofrerá variações. Então é um filtro indicado para quem vai trabalhar com foco automático e tenha bom conhecimento de fotometria. Já o polarizador circular, também chamado de PL-C ou CPL, possui duas camadas distintas onde a primeira vai polarizar a imagem, eliminando os reflexos, e a segunda camada irá despolarizar a cena. Cada ângulo de ajuste da parte móvel produzirá um resultado levemente diferente. Com o filtro CPL a câmera vai ter foco automático completo e leitura de quantidade de luz no fotômetro. Por ter essa peculiaridade, o filtro CPL geralmente é mais caro.
Também existem filtros polarizadores em formato Cokin, mas são muito raros, no formato linear e utilizados basicamente em estúdio. Alguns modelos de lentes muito específicas, como a Canon EF 1200mm f/5,6, por possuírem diâmetro muito grande, utilizam polarizadores deslizantes que são encaixados dentro da parte central da lente.
E qual comprar?
As marcas mais conceituadas são Hoya, Tiffen, rondestock, Lee, B+W. Por exemplo, um filtro Polarizador Hoya CPL para 58mm pode ser encontrado no Mercado Livre por R$ 200,00.