Eu trabalho com fotografia de nu nos últimos 20 anos. Quando comecei na fotografia área de fotografia de nu me atraía de forma muito forte. Mas, era uma época em que não existia internet, os livros de fotografia sobre a área eram inexistentes aqui na região e o máximo que eu poderia fazer era ver os ensaios nas revistas e um pouco das dicas que existiam na revista Fotografe Melhor. Então, depois de muito observaro o trabalho dos outros decidi montar o meu próprio ensaio.
O primeiro problema foi encontrar a modelo (que foi até relativamente fácil) e depois montar a coisa toda. Eu não tinha estúdio e nem iluminação profissional. Acabei usando a garagem da casa do meu pai. O fundo infinito foi um tecido preto oxford e a iluminação foi contruida com iluminadores de jardim comprados em uma loja de materiais para construção. E a câmera, na época, era uma Zenit totalmente manual com uma lente Helios 50mm f/2,0. O filme, o mais sensiível que encontrei, foi o Fuji ISO 400. O ensaio consumiu 3 rolos de filme (108 fotos). Trabalhei com duas luzes (as vezes com apenas uma) e na hora estava feliz, pois era a realização de um sonho. Na hora de revelar o filme (sim jovens, só vi as fotos quase uma semana depois) a primeira surpresa. Um dos filmes deve ter ficado solto na câmera e perdi todas as poses. Ao olhar as 72 imagens que sobraram tinha muita coisa escura, algumas desfocadas e algumas bem expostas.
Hoje, resumindo essa primeira experiênica, admito que o resultado foi tenebroso. Mas, foi o primeiro passo. Creio que para quem está começando hoje a coisa seja mais fácil. O digital facilitou muita coisa e as redes sociais tornaram mais fácil o ato de encontrar modelos para os projetos. Mas, divulgar esse trabalho ainda é um tabu. A internet e a sociedade ainda não aceitam a fotografia de nu de uma forma tranquila, ainda mais aqui no interior onde moro.
No vídeo abaixo falo um pouco sobre a notícia de mudança das regras do flickr sobre a postagens de fotos de nu e sensuais e como esse tipo de foto é tratada pelas redes sociais. esse vídeo ainda me deu idéia para produzir mais dois vídeos sobre o tema, um contanto a história das gambiarras da fotografia para meu primeiro ensaio de nu e outra sobre a questão da escolha do portfólio para o fotógrafo. Espero que gostem dessa história e gostaria de pedir sugestões para os próximos vídeos de fotografia. O que vocês gostariam de ver no canal? Quais suas dúvidas em relação a fotografia? Temas que gostariam que eu tratasse? Conto com a ajuda de vocês.
Quer dar uma ajuda para este que aqui escreve continuar seus projetos? Sua contribuição pode garantir e aumentar todo o conteúdo produzido.
Você pode:
1º Apoiar de forma permanente o nosso Projeto do Padrim;
2º Enviar uma pequena contribuição através do:
Pix – gilsonlorenti@gmail.com
Picpay – @gilson.lorenti
Próximos investimentos planejados:
Interface de áudio e dois microfones para gravações presenciais dos podcasts.
Acesse nossos Canais