Não há dúvidas que a fotografia de natureza é a principal atividade dentro da fotografia para quem quer desestressar. Porém, nem todos podem se deslocar até uma zona natural para fotografar, ainda mais quem mora em grandes centros urbanos. Mas, existem algumas práticas que você pode colocar em prática. A mais simples é fotografar a natureza em situações urbanas. Mesmo que você more em uma grande cidade é fácil encontrar praças e parques. Nesses locais você pode encontrar plantas, flores e pássaros que podem ser fotografados. Outra forma prática é criar um pequeno jardim em sua casa, com plantas em pequenos vasos, que atraiam insetos procurando pólen (ai você tem que pesquisar as plantas mais indicadas), ou em locais com mais espaço que você pode utilizar frutas ou sementes para atrair pássaros e fotografá-los enquanto se alimentam. As possibilidades são bem interessantes.
Ou, você pode ser ambicioso como o fotógrafo Stefano Ianiro que simplesmente construiu um lago e seu próprio ecossistema para fotografar e filmar a natureza. O projeto começou no início de 2022. Depois de ter uma experiência com um primeiro lago, bem menor, o fotógrafo decidiu construir algo mais ambicioso. Ele selecionou um terreno e começou a cavar um buraco com aproximadamente 1,2 metros de profundidade. Depois revestiu o fundo com material impermeável e reforçou as bordas com mais areia. Tombou a terra em volta e fez o plantio de vegetação. Adicionou poleiros, arbustos e toras de madeira para servir de base para os animais. Colocou até uma estrutura flutuante de salgueiro para absorver nutrientes e limpar a água. Ao lado do lago ele cavou outro buraco e montou uma estrutura de observação com pallets onde ele poderia ficar camuflado e fotografar os animais que se aproximassem para utilizar o pequeno ecossistema que ele criou. Em um espaço de apenas 1 ano o pequeno local se desenvolveu de uma maneira incrível atraindo anfíbios, pássaros e uma variedade incrível de insetos. Você pode acompanhar o desenvolvimento de todo esse pequeno ecossistema no vídeo abaixo.
No vídeo abaixo Stefano mostra um pouco de todos os pássaros que conseguiu registrar em seu pequeno lago.
Essa é a prova de que é possível ter um grande trabalho de fotografia de natureza trazendo, ou criando, o seu próprio ecossistema até você e sem precisar viajar até onde os animais ou plantas se encontra. Sei que nem todo mundo tem o espaço ou local para esse tipo de atividade, mas poderia ser uma parceria com poder público, Ong ou instituição de ensino. O espaço necessário não é tão grande assim e o que importa é apenas o trabalho duro de construir tudo. Fica aqui a dica.
Se gostou do trabalho do Stefano você pode seguir ele no YouTube , Instagram e Facebook.