Talvez o público em geral não saiba, mas fotógrafos adoram uma piada, adoram participar de concursos e adoram ajudar instituições de caridade. Juntando tudo isso temos o delicioso (em todos os sentidos) concurso Fotógrafo de Batatas do Ano, versão 2021. Sim, um concurso inteiramente voltado para fotografias de batatas. A coisa toda começou com a história inusitada da foto de uma batata que foi vendida por Kevin Abosch pela bagatela de 1 milhão de euros em 2016. Você pode ler sobre essa história aqui.
E se uma batata pode valer tanto dinheiro assim, então nada melhor do que um concurso internacional para celebrar tão simpático tubérculo. O concurso Fotógrafo de Batata do Ano, além de ser uma ótima oportunidade para exercitar sua criatividade, também serve como um meio para ajudar a financiar o The Trussell Trust , uma instituição de caridade que ajuda a apoiar um rede de mais de 1.200 bancos de alimentos no Reino Unido que tem como missão ajudar pessoas em situação de risco alimentar ou que moram nas ruas. Cada participante pôde inscrever até 8 fotos no concurso e cada uma custa 5 euros.
O primeiro concurso aconteceu em 2020 e teve muito sucesso. Então os organizadores disseram que “mais uma vez convocaram os criativos amantes da batata do mundo para invadir seus jardins e supermercados locais, agarrar suas câmeras e se juntar a nós para elevar a humilde batata a níveis ainda maiores de relevância artística”. E para julgar as fotos inscritas esse ano foram convocados fotógrafos de renome, incluindo o fotógrafo de documentários Martin Parr, a fotógrafa Amy D’Agorne, o fotojornalista e educador Paul Hill, o fotógrafo amador Nigel Atherton, a fundadora do SheClicks, Angela Nicholson, e o fotógrafo britânico Benedict Brain.
Depois de todo o esforço para julgamento das fotos, o título de ‘Fotógrafo de Batata do Ano de 2021’ foi para William Ropp com a fotografia ‘Fish & Chips’. O segundo e o terceiro lugar foram conquistados por Clair Robins e John Glover por suas fotografias ‘Batatas preciosas e’ Mãos segurando novas batatas ‘, respectivamente.
Além do título de Fotógrafo de Batata do Ano, William Ropp também recebeu uma Fujifilm X-T200 (kit com a lente XC15–45mm), uma bolsa de câmera Think Tank Advantage XT (eu queria uma também) e uma assinatura ‘Master’ do serviço Photocrowd por 1 ano. Robins e Glover também receberam um conjunto de acessórios para câmeras e prêmios, incluindo bolsas, assinaturas e workshops.
Quer dar uma olhada em mais fotos e outras informações do concurso? Então é só dar uma olhada no site oficial da competição.
Fonte: Dpreview