Existem algumas coisas que nos entristecem no mundo da fotografia. Uma delas é o crescente número de casos de fotógrafos que são acusados de assédio sexual e agressão sexual de modelos (tanto homens quanto mulheres). A coisa é tão grave que ano passado gravei um podcast só sobre o tema. Vou deixar esse episódio no final desse texto. Infelizmente alguns se aproveitam da relação de dominação entre modelo/fotógrafo para perpetrarem atos de agressão. Sabemos que é uma pequena parcela dos profissionais que se envolvem nesse tipo de caso, mas eles acabam sujando toda a categoria.
Nessa semana, mais um caso grave teve um desfecho. O fotógrafo Robert Koester, de 52 anos, foi condenado a 25 anos de prisão por má conduta sexual. Ele foi acusado de agredir sexualmente e estuprar modelos adolescentes para as quais ele foi pago para fotografar. A evidência é que algumas delas foram drogadas para que a agressão fosse consumada.
Em 2018 Robert foi contratado por uma agência de modelos para fotografar uma modelo de 16 anos. A sessão fotográfica aconteceu no dia 12 de novembro de 2018 e logo depois a garota o acusou de má conduta sexual e fez uma ocorrência no departamento de polícia. Ele foi preso um dia depois em sua casa e a polícia encontrou evidências que o comprometiam, inclusive pornografia infantil. Ele foi libertado dois dias depois ao pagar fiança, mas outras acusações começaram a surgir. Nesse tipo de caso é comum vítimas tomarem coragem para fazer a denúncia depois que a primeira é feita.
Mais quatro modelos apareceram para dar testemunho e ao todo foram 35 acusações contra o fotógrafo. Segundo a promotoria algumas das agressões sexuais datam de 1994. Mês passado o fotógrafo se declarou culpado de 23 acusações e foi transferido para custódia federal em San Diego para enfrentar uma pena de 25 anos de prisão.
Levando em conta todos os casos de fotógrafos que já foram acusados de praticar agressão e assédio, não existe um patamar de profissional para isso. Acontece com os muito famosos e também com os fotógrafos de bairro. Isso não tem nada com a perícia ou reconhecimento do fotógrafo e sim com o caráter.
E quanto a vocês que possuem o sonho de serem modelos ou simplesmente querem fazer um ensaio fotográfico bacana para guardar de recordação, sempre peçam referências dos fotógrafos. Como toda prestação de serviços, é mais fácil trabalhar com alguém que existam referências positivas.
https://www.megafono.host/podcast/camara-escura/assedio-sexual-na-fotografia-profissional
Fonte: FStoppers