Representação é uma palavra muito utilizada por diversos movimentos que costumamos classificar como minorias. Trazer essas minorias para o meio da arte, da publicidade e da TV é uma responsabilidade que devemos levar a sério. Assim, mostramos para nossas crianças e para o mundo que a presença dessas minorias em nosso meio é normal e não causa estranheza. Foi por conta dessa percepção que há alguns anos atrás eu percebi que a presença de mulheres negras nos portfólios de fotógrafos é tão pequena, mesmo elas sendo uma parcela considerável da população. Foi nesse momento que eu criei o projeto Mulheres em Negro e Branco voltado para retratos de mulheres negras. Um projeto que me orgulho muito e que abriu a porta para muitas mulheres aqui da região se sentirem parte desse universo da fotografia.
O fotógrafo americano Carell Augustus teve uma ideia muito bacana pensando no mesmo tema. Ele criou um projeto fotográfico onde reinventou cenas clássicas de filmes de Hollywood com a presença de atores negros nos papeis principais. O projeto durou mais de 10 anos e entre os filmes representados temos clássicos como O Iluminado , Psicopata Americano , Missão Impossível e Café da Manhã na Tiffany’s. Todo esse trabalho resultou na publicação do livro Black Hollywood: Reimagining Iconic Movie Moments onde o objetivo é tentar a começar a corrigir a omissão da representação negra na grande mídia.
Segundo o fotógrafo, “Black Hollywood é uma afirmação sobre representação. É importante para mim que os negros, especialmente as crianças negras, se vejam de maneiras que eu não via quando era criança. Se você nunca se vê em algum lugar, é difícil imaginar estar naquele lugar”.
O livro utiliza 65 atores negros proeminentes como modelos. Temos gente como Vanessa Williams como Cleópatra , Amber Stevens West em Breakfast at Tiffany’s , Blair Underwood em The Shining , Omari Hardwick como James Bond, Jay Ellis em American Psycho e Garcelle Beauvais em Addicted to Love.
Gostei muito dessa iniciativa e, sinceramente, gostaria muito de comprar esse livro.
Fonte: Petapixel