Você gosta de heavy metal melódico? Se a resposta foi sim, então você deve gostar do Helloween. A banda germânica é considerada por muitos como a criadora de todo o estilo musical e possui uma história de respeito no mundo da música pesada. Outra coisa que marcou a banda foi a batalha de egos entre alguns membros que levou o grupo a sofrer grandes mudanças em sua formação. O guitarrista Kai Hansen foi o primeiro a pular fora logo depois do lançamento dos 3 primeiros discos do grupo e o vocalista Michael Kiske que deixou a banda (ou foi defenestrado) logo após o fiasco do disco Chameleon (1993).
A principal certeza nessa história é que a maior parte dos membros se odiavam e ficaram décadas trocando farpas pela mídia. Mas, um dia, alguém teve a ideia de fazer uma turnê de reunião, onde toda a história da banda seria repassada e venderia milhões em ingressos. E foi isso o que aconteceu. Todas as diferenças entre os membros foram resolvidas com um caminhão de dinheiro para cada um e surgiu a Pumpkins United, turnê que foi anunciada em novembro de 2016 e teve seu primeiro show em 19 de outubro de 2017. Os caras percorreram o mundo com o show e passaram até pelo Brasil arrancando lágrimas dos fãs.
Agora, inevitavelmente, temos um disco ao vivo gravado durante a turnê. A apresentação escolhida para ser registrada foi a de Madri em 9 de dezembro de 2017. United Alive in Madrid é um álbum triplo em formato digipack (que não gosto muito) com 24 faixas e 2 horas e 40 minutos de duração. Para o show temos a volta de Kai Hansen e Michael Kiske (os dois membros realmente importantes que deixaram o grupo) e os membros atuais da banda Andi Deris (vocal), Marcus Grosskopf (baixo), Michael Weikath (guitarra), Sascha Gerstner (guitarra) e Daniel Löble (bateria).
O disco é um deleite para quem gosta do sexteto e percorre toda a longa carreira da banda. Muito gratificante ver que Michael Kiske, mesmo com seus 51 anos de idade, ainda consegue mandar muito bem nos vocais. E como não chorar de emoção ao ouvir novamente Dr. Stein, I Want Out, March of Time e Future World cantadas novamente com a voz de um dos maiores vocalistas da história do metal? Outro ponto positivo é ouvir músicas como How Many Tears, Ride the Sky e Judas na voz de Kai Hansen, que foi o vocalista do primeiro disco da banda. Mas, não podemos esquecer de Andi Deris e as músicas marcantes da fase mais recente da banda, como Perfect Gentleman (adoro essa música), Power, I Can e a balada If I Could Fly. Destaque absoluto para o dueto entre os dois vocalistas na música Forever and One que ficou fantástico.
A qualidade da gravação está muito boa, embora o Helloween sempre tenha preferido um som mais sujo do que nítido, até mesmo nas gravações em estúdio. Arrisco dizer que esse é um dos melhores discos ao vivo lançados nos últimos tempos.
O título está sendo lançado no Brasil em CD digipack e também em DVD pela Shinigami Records. Você já consegue achar a versão em CD triplo digipack no Mercado Livre por R$95,00. Mas, o disco já está disponível no Spotify.