Há muitos anos atrás, eu escrevi um texto no finado Meiobit Fotografia intitulado “Fotógrafos são como pombos” (infelizmente, vários dos textos que escrevi ao longo de 10 anos no Meiobit não estão mais disponíveis), onde eu levantava vários “acidentes” causados por pessoas ao tentarem fotografar em locais perigosos ou proibidos. Outro termo que eu usava muito era o de selfies mortais, sobre pessoas que morrem ao tentar fazer aquela selfie bacana para colocar nas redes sociais. A lógica das coisas se mantém até hoje. Pessoas continuam desrespeitando normas de segurança para fotografar e também entrando em locais perigosos (e proibidos) para fazer um autorretrato. Sinceramente, não tenho pena desse povo.
Uma das categorias de acidentes fotográficos que menos me causam empatia são os relacionados a animais selvagens. Sim, já existem categorias desses acidentes com fotografia. Pessoas sem nenhum treinamento, sem nenhum conhecimento sobre a vida animal, ou nenhum respeito a regras de parques ecológicos, acham que é normal chegar perto de animais selvagens para fazer uma fotografia com seu celular. E é nesse momento que eles descobrem que a natureza não é tão fofa quanto eles pensam.
O caso mais recente desse tipo de idiotice aconteceu com um indivíduo chamado Joey Zayne que estava caminhando pela trilha Behana Gorge no norte de Queensland na Austrália (logo o lugar onde todos os animais querem te matar) e encontrou uma cobra piton em uma árvore. Em sua inteligência, Joey achou que seria tranquilo chegar perto do animal para fazer uma foto em close. Especialista em cobras dizem que o animal só ataca quando ele está estressado ou seu espaço é invadido de forma ostensiva. E foi exatamente isso o que aconteceu. A piton atacou Joey mordendo a parte superior de sua cabeça retirando uma quantidade considerável de sangue (não vou publicar a foto do idiota ensanguentado). Sorte dele que esse tipo de cobra não possui veneno, mas aposto que o susto foi grande.
Uma das regras de qualquer parque ecológico ou trilha é manter distância de animais selvagens. Algumas espécies indica-se 50 metros como distância segura. Joey queria fazer uma foto da cobra com seu celular, o que o fez invadir a zona de segurança do animal. Sorte que não foi uma cobra venenosa como tantas outras que existem na Austrália.
Se você vai viajar para um local onde existem animais selvagens, faça uma rápida pesquisa sobre o que pode encontrar, os cuidados que deve tomar e, acima de tudo, verifique se existem normas de segurança. Sua vida não vale uma foto.
Fonte: DIY