Existe uma briga fictícia no mundo dos smartphones. Digo que ela é fictícia pelo fato de não afetar em nada nossa vida como consumidor. Empresas buscam desesperadamente declararem as câmeras fotográficas de seus aparelhos como as melhores do mundo. Desse desespero nascem peças publicitárias que visam comparar as fotos produzidas pelas câmeras dos pequenos aparelhos com a qualidade das fotos de câmeras reflex e mirrorless. Impossível não notar que a qualidade das fotos produzidas por smartphones evoluíram absurdamente nos últimos anos, mas ainda há um grande espaço que as separa de suas irmãs mais parrudas e com ótica e sensores muito melhores.
Porém, fazer propaganda não implica, necessariamente, em mentir. A Huawai, empresa chinesa que produz ótimos smartphones, tem um histórico muito nebuloso referente à verdade em suas propagandas. Por três vezes a empresa foi flagrada utilizando fotos produzidas por câmeras DSLR nas propagandas de seus smartphones. Você pode achar que a empresa já passou vergonha o suficiente nesse quesito, mas uma quarta vez deve ser o ideal para a Huawei. Mais uma vez a empresa foi desmascarada afirmando que uma imagem feita por uma DSLR seria produção de um de seus smartphones.
Desta vez, a Huawei se enrolou ao promover seu concurso de fotografia na rede social chinesa Weibo. A empresa postou um vídeo com muitas fotos bonitas, alegando que elas foram fotografadas com telefones da Huawei. Mas, ao que parece, não foi bem assim que as coisas aconteceram.
O usuário do Weibo, Jamie-hua, viu o vídeo e achou que uma das fotos parecia familiar. Ele cavou e encontrou a foto no 500px, uma plataforma/rede social voltada para a publicação de imagens (assim como o Flickr) . A foto foi feita por Su Tie , e você pode ver as informações EXIF ao lado da imagem. Diz claramente que a imagem foi tirada com uma Nikon D850. Agora existem dúvidas sobre todas as imagens mostradas na propaganda, pois se uma é forjada, as outras também podem ser.
Já que a empresa foi desmascarada, um comunicado oficial tenta colocar a culpa da bagunça no editor do vídeo, que teria utilizado as imagens sem autorização da empresa. Veja o comunicado oficial abaixo.
“Desculpas: em nosso vídeo promocional“ Comunidade de novas imagens de temas Huawei ”, recém-carregado, selecionamos mais de 30 trabalhos de vários fotógrafos. Esperamos incentivar todos a compartilhar mais trabalhos com a comunidade. Devido a negligência no trabalho do editor, no final do vídeo, foi marcado incorretamente que o trabalho foi realizado pelos telefones celulares da Huawei. Pedimos sinceras desculpas a todos aqui e agradecemos sinceramente ao entusiasta internauta @ Jamie-hua por sua correção. Atualizamos o vídeo. No futuro, seremos mais conscientes e meticulosos, para impedir que isso aconteça e viver de acordo com o amor dos consumidores. ”
De acordo com o South China Morning Post , a Huawei agora atualizou o vídeo original e removeu a linha que diz que as fotos foram tiradas com os telefones da Huawei. A linha afirmando que eles foram extraídos da comunidade Next-Image da Huawei ainda está lá.
Acontecer uma vez a gente até desculpa, mas essa é a quarta vez que a empresa se utiliza dessa prática. Outras empresas, como a Samsung, também já utilizaram fotos de câmeras reflex em propagandas de Smartphones, tudo para potencializar a qualidade do aparelho. Mas, o que importa em uma câmera é que ela seja suficiente para as suas necessidades. Ela não precisa ser a melhor do mundo, precisa apenas funcionar bem.
Fonte:DIY
Podiam pelo menos ter tirado a foto por conta própria, pegar da internet é deixar muito a bunda na janela.