Quando comecei a escrever nos blogs, isso mais de 15 anos atrás, o ecossistema de escritores era riquíssimo. Não haviam os vídeos ainda, então escrever em um blog era o mais perto que existia de livre opinião na internet. Uma questão sempre acabava por aparecer nas listas de discussão (quem lembra disso?). O que fazer com o blog de pessoas que morriam? Sim, havia essa discussão. Blogueiros acabavam morrendo e, redes sociais eram bem precárias, o leitor apenas não recebia mais as atualizações do seu blogueiro preferido. Se fosse um blog em uma conta gratuita ele apenas ficava la sem atualizações, mas hospedagens pagas simplesmente saiam do ar por cancelamento ou falta de pagamento. Pode parecer mórbido, mas era uma preocupação em preservar os textos que essa pessoa escreveu.
O Instagram está mostrando essa mesma preocupação por conta da quantidade de pessoas mortas pela pandemia do COVID-19. Que fique claro que o recurso, embora desconhecido pela maioria das pessoas, já existe. As contas “memorizadas” são aquelas de pessoas que já faleceram. Membros da família entram em contato com a rede social e informam o falecimento do usuário. A conta é congelada, não pode mais ser acessada pelo login e senha e desaparece da aba explorar.
Agora, por conta da pandemia, o Instagram está adicionando uma mudança visual a essas contas. Quando você acessa uma conta memorizada uma tag escrita “Remembering” aparece antes do nome do usuário. Outra mudança é que ao tentar visualizar essa conta a mensagem abaixo está sendo mostrada.
Quem descobriu a nova atualização foi a pesquisadora Jane Manchun Wong. Falando ao BuzzFeed News , um porta-voz do Instagram admitiu que “esta é uma [atualização] – entre outras – que aceleramos à luz do COVID-19 para ajudar a apoiar nossa comunidade em momentos difíceis”.
Muitos dizem que essa pandemia vai mudar nossas relações sociais e econômicas. Estamos vendo os seus efeitos em todos os lugares.
Fonte: petapixel