O Instagram vem desenvolvendo novas políticas e regras com o intuito de proteger os seus usuários de perigos e problemas e para tornar a comunidade mais sadia para todas as pessoas. Alguns dizem que, na realidade, o Instagram quer acabar com a bagunça das monetizações indiretas para algumas de suas celebridades e levar a parte que lhe é devida de toda a grana que circula na plataforma. Mas, nem todas as decisões recentes podem ser classificadas simplesmente como contenção da monetização.
A mais recente mudança é que agora algumas fotos não são mais mostradas no feed de atualizações de alguns usuários. No lugar da foto existe um fundo preto com os dizeres “False Information: Reviewed by independent fact-checkers“. Assim que você clica na mensagem você consegue ver a foto que está por trás da tarja. O Instagram está informando a você que, muito provavelmente, a foto é falsa, ou apresenta um índice muito grande de manipulação digital. Mas, levar esse aviso não é a única punição por esse tipo de imagem. As fotos marcadas como falsas não aparecem na página de pesquisa e todas as Hashtags são desativadas. Ou seja, ela fica praticamente invisível para os não seguidores da conta que a postou.
Segundo declaração do Instagram, a tecnologia usa uma combinação de feedback da comunidade e tecnologia para identificar quais fotos serão passadas para verificadores independentes de terceiros. Se esses verificadores de fato determinarem que uma foto é falsa, ela ficará escondida atrás de uma mensagem de aviso antes que alguém possa vê-la.
Muitos estão dizendo que isso vai acontecer com postagens no Facebook também. Uma política interessante, mas já começaram a aparecer às primeiras críticas, pois o Instagram já está barrando fotos do que chamamos de arte digital. Ou seja, pessoas que propositadamente interferem em uma imagem de maneira agressiva para criar um novo tipo de imagem. O intuito não é enganar ninguém, pois a manipulação é tão explícita que o observador logo percebe que se trata de uma interferência do artista. O novo sistema não consegue diferenciar esse tipo de arte com o que chamamos de fotos fake.
Fonte: Petapixel