E finalmente aconteceu. Alguns meses atrás o Instagram anunciou que alguns países participariam de um teste referente à supressão da demonstração do número de curtidas de uma foto e também da quantidade de visualizações de vídeos em sua plataforma. A justificativa para essa atitude era deixar a plataforma mais saudável e combater o nível de estresse mental de adolescentes que tornavam a competição pela quantidade de curtidas uma obsessão em suas vidas.
O Brasil foi um dos países a participar da primeira leva dos testes, e logo no primeiro dia a minha conta já não apresentava a quantidade de curtidas abaixo das fotos. Somente o dono da conta pode ver quantas vezes a foto foi curtida, o que não é nada absurdo. Pois, em um mundo compelido a classificar e quantificar tudo, uma foto com poucas curtidas não é mais avaliada pela quantidade de pessoas que gostaram, e sim por suas características.
Porém, os ditos influenciadores não gostaram da novidade. Pessoas que possuem milhões de seguidores e cobram muito caro de empresas para mostrar os produtos nas fotos. Esse pessoal não gostou da novidade, pois a quantidade de curtidas em uma foto é uma das provas de quantas vezes que a imagem foi vista e de que o patrocinador teve a exposição que ele pagou para o seu produto. Para essas pessoas, a mudança é uma forma do Instagram controlar o dinheiro que é gasto na plataforma com propaganda, pois de todo o dinheiro que é pago para os influenciadores, nada é revertido para a plataforma.
Aliás, o erro do Instagram foi deixar tudo correr solto e sem nenhum controle. Nos últimos meses a empresa vem endurecendo suas políticas e proibindo e controlando vários tipos de postagens e práticas. Agora, o teste de supressão de curtidas nas imagens foi expandido para o mundo todo, incluindo os Estados Unidos, um mercado bem sensível. As reações positivas e negativas já se espalham pela internet em relação ao fato, mas, segundo vários analistas, essa prática não pode ser chamada mais de teste. É um caminho sem volta e as pessoas devem se adaptar.
O fato foi anunciado na quinta-feira (14 de novembro) no twitter:
While the feedback from early testing in Australia, Brazil, Canada, Ireland, Italy, Japan and New Zealand has been positive, this is a fundamental change to Instagram, and so we’re continuing our test to learn more from our global community.
— Instagram (@instagram) November 14, 2019
Agora é esperar para ver quais outras formas de controle serão colocadas no Instagram.