Existem notícias que sacodem o mundo do colecionismo e do rock pesado. A caixa especial dos discos Use Your Illusion do Guns N’ Roses, que publiquei ontem aqui no Blog, foi uma delas. A outra, que também correu por esses dias, foi o anúncio do Iron Maiden de comemorar os 40 anos do disco The Number of the Beast com um lançamento bem interessante e, na prática, bem mais fácil de adquirir.
A banda declarou que o disco será relançado em vinil triplo. O primeiro disco vai conter o álbum clássico, mas com uma pequena mudança. Em vez de ter a música Gangland no lado B, ela será substituída por Total Eclipse. Segundo Stevie Harris, baixista/líder/dono da banda, essa é a maneira que o disco deveria ter sido lançado, já que ele considera Total Eclipse uma música muito mais impactante do que Gangland. Na minha opinião é uma besteira, pois o formato permitiria que as duas músicas estivesse no vinil sem problemas. Os outros dois discos vão conter a apresentação Beast Over Hammersmith, um show gravado em 1982 poucos dias depois do lançamento do disco. A apresentação nunca tinha sido lançada em LP antes, embora tenha aparecido em CD no box Eddie’s Archive”, de 2002.
A internet reagiu de uma maneira estranha em relação a esse lançamento. Encontrei vários canais “especializados” em heavy metal falando que é um lançamento sem relevância e que a banda está produzindo apenas um caça níquel. Sinto informar amiguinhos, mas bandas são empresas que visam ganhar dinheiro. É o sustento dos caras e os fãs, e o nome já diz tudo, vai comprar sem nem perguntar. Se o pessoal no Brasil pagou uma fortuna para tirar uma foto com os membros do Kiss atrás de uma parede de vidro, então esse disco do Maiden, que vou levar para casa e ouvir a qualquer momento, é um grande negócio. Além do mais, achei um material muito bacana e eu gostaria de ouvir esse show aqui em casa. Fica aqui a esperança de que esse lançamento também chegue ao mercado no formato de CD. Eu vou comprar, com certeza.
O Iron Maiden foi uma das bandas que moldou o meu gosto musical. Em 2020, por conta do Dia Mundial do Rock, eu escrevi um texto sobre os 10 discos que moldaram meu gosto musical e o The Number of the Beast era o primeiro da lista. Foi com o terceiro disco do Iron Maiden que descobri esse tipo de heavy metal e, até hoje, a banda é a minha preferida. Hun to the Hills foi a primeira música da banda a entrar na parada britânica e o disco vendeu 14 milhões de cópias no mundo todo.
O disco chega ao mercado em Novembro e ainda não há indicação de valores. Vejam abaixo o vídeo de apresentação do novo material.