Polêmica idiota da semana. Khloé Kardashian, publicou uma nova campanha publicitária, tendo ela mesma como modelo, de sua grife de roupas e sapatos, a Good American. O foco da campanha era divulgar uma nova linha de sapatos. Porém, um detalhe estético das imagens chamou mais atenção do que os produtos em questão. Em algumas imagens o pé e as mãos da modelo estavam estranhamente distorcidos, com um alongamento incomum. Muitas pessoas no twitter começaram a compartilhar as imagens alegando que aquilo tinha sido um erro grotesco de Photoshop e que mostrar formas irreais era um desserviço para com a sociedade. Khloé veio a público e disse que aquilo não era um erro de edição e sim uma característica de distorção da lente grande angular utilizada para fotografar a campanha.
Uma lente grande angular, pode ser definida como uma lente cuja distância focal é menor do que o tamanho do sensor fotográfico. Então, no caso do sensor fotográfico das nossas câmeras DSLR e Mirrorless, lentes com distância focal abaixo de 35mm podem ser classificadas como grande angular. As mais comuns seriam a 28mm, a 24mm, a 18mm e a 10mm. Uma característica do ângulo extremo de visão dessas lentes é o que chamamos de distorção de barril, ou seja, uma distorção que vai crescendo nas bordas da imagem e que podem chegar, nas lentes abaixo de 14mm, a esticar e torcer os objetos. As lentes dessa categoria podem ser classificadas como retilíneas ou curvilíneas. As retilíneas são projetas para tentar compensar ao máximo a distorção de barril. Mas, mesmo as mais caras não conseguem eliminar 100% essa distorção, porém o que sobra é eliminado facilmente com um software de edição, como o Lightroom. As lentes curvilíneas não possuem essa correção de distorção e até usam essa característica como um conceito estético. Estou falando das lentes que chamamos de olho de peixe (Fisheyes), cuja distorção é tão forte que qualquer objeto perto das bordas vai parecer ter sido dobrado. As lentes curvilíneas são encontradas nas menores distâncias focais, como a 10mm.
A norma básica da fotografia de retratos é que você não deve fotografar uma pessoa utilizando uma lente grande angular, justamente para não deformar o rosto ou o corpo da pessoa. Mas, como toda regra serve para ser quebrada, alguns retratos com a lente grande angular podem conferir uma estética única as fotos, justamente por exagerar e alongar formas, ainda mais se a composição é em perspectiva.
No caso das fotos da Khloé Kardashian, a explicação é que as fotos foram feitas com uma lente grande angular, provavelmente uma retilínea extrema, pois não encontramos a distorção característica da lente olho de peixe nas bordas, mas esse também é um problema. A distorção extrema nos pés de uma das fotos e das mãos na outra foto poderiam ser explicadas pela lente, mas não encontramos o mesmo nível de distorção nas outras partes da foto. Em minha opinião, a distorção foi corrigida em algumas partes e depois aumentada em alguns locais da imagem. Uma jogada de marketing que gerou uma reação gigantesca do público e colocou a marca em evidência. É aquele velho lema do marketing, falem mal, mas falem de mim.