Há muito anos atrás, em 2008 mais ou menos, baseado na tecnologia que existia na época, eu afirmei que um celular, ou smartphone, nunca teria qualidade fotográfica de uma câmera compacta. Olha só que maluquice levando em conta o que temos hoje. Sim, o mundo provou que eu estava errado e nunca mais subestimei o avanço da tecnologia. Como sabemos, a câmera dos smartphones evoluíram muito e acabaram sepultando todo o setor de câmeras automáticas que chamávamos de point and shoot. A tecnologia continua evoluindo e, provavelmente, muita coisa está reservada para esse mercado ainda.
A Xiaomi é uma dos grandes fabricantes de smartphones da atualidade. Conheço algumas pessoas que ainda possuem preconceito pelos equipamentos devido ao fato de serem chineses, mas faz muito tempo que equipamentos chineses deixaram ser ser sinônimo de coisas ruins. Eu já estou no segundo celular Xiaomi e, mesmo que o meu intuito com eles não seja fotografar, tenho que admitir que a câmera dos dois que tive são muito boas. Alguns afirmam que o problema principal das câmeras dos aparelhos da empresa é o software que comanda tudo e não o hardware. Nessa semana, a empresa anunciou o Mi Mix que será o primeiro smartphone do mundo a ter uma lente líquida. O conceito já é utilizado em algumas áreas industriais, mas uma completa novidade em aparelhos compactos.
Na teoria, uma lente liquida pode mudar a distância focal e o ponto de foco apenas adaptando o seu formato e curvatura dentro do espaço onde esta acondicionada. Um efeito prático disso é que um smartphone não precisaria mais ter varias câmeras para simular diferentes distâncias focais, pois apenas uma lente poderia se adaptar a todas as necessidades. Outra vantagem é um sistema de foco aprimorado que poderia acerta o ponto de foco de forma eletrônica sem nenhum movimento mecânico na lente. Uma tecnologia muito interessante.
Segundo o Edmond Optics “como as lentes ópticas tradicionais feitas de vidro, as lentes líquidas são elementos ópticos únicos, mas são compostas de um material líquido óptico que pode mudar sua forma. A distância focal de uma lente de vidro depende do material de que é feita e de seu raio de curvatura. O mesmo princípio básico se aplica às lentes líquidas, embora as lentes líquidas sejam únicas porque seu comprimento focal pode ser alterado mudando o raio de curvatura. Essa mudança no raio é controlada eletronicamente e rapidamente alterada na ordem de milissegundos.”
A câmera com lente líquida estará no próximo smartphone Mi Mix. Datas e valores ainda não foram anunciados, mas estou curioso para ver o desempenho dessa nova lente.