A coisa não está boa para a Nikon. A pandemia afetou todos os setores produtivos, até mesmo o de fabricação de câmeras fotográficas, mas o problema é que a empresa já não vinha muito bem das pernas nos últimos anos. Vários resultados anuais negativos fragilizaram a saúde financeira da empresa. Aqui temos um paradoxo muito interessante. Não podemos negar que a Nikon possui os produtos mais interessantes quando pensamos em equipamentos fotográficos, mas é a empresa com maiores problemas financeiros entre os grandes fabricantes. Muitos afirmam que isso se deve a uma desastrosa administração da empresa.
Nessa semana, o anúncio é que eles vão encerrar as atividades de duas fábricas de lentes no Japão. As unidades afetadas são as das cidades de Nagai (prefeitura de Yamagata) e na cidade de Tadami (prefeitura de Fukushima). O comunicado oficial é que 162 funcionários dessas fábricas serão remanejados para a fábrica na cidade de Otawara. O comunicado oficial da empresa diz que:
“Pediremos a 108 funcionários que trabalham na fábrica de Nagai e 54 funcionários na fábrica de Aizu que se mudem para a fábrica na cidade de Otawara e, se for difícil, apoiaremos o reemprego. O terreno da fábrica de Nagai será vendido, e o terreno da fábrica de Aizu será devolvido ao governo local.”
Só para fazer uma pequena retrospectiva da agonia da Nikon, em novembro de 2020 a empresa anunciou que cortaria 20% de sua força de trabalho no exterior e iria transferir toda sua operação de produção de câmeras para a Tailândia. Em dezembro temos a notícia de que a produção de câmeras no Japão seria encerrada. Essa é a primeira vez em 70 anos que nenhuma câmera da Nikon será produzida em solo japonês. Em janeiro, por conta dos efeitos da pandemia, a empresa avisou que as remessas de pedidos estariam em atraso e, por fim, o Brexit fez com que a empresa parasse de receber pedidos do Reino Unido e mesmo pedidos realizados muito antes estarão em grande atraso.
A situação atual do covid-19 afetou muitas empresas e muitos negócios, mas também não podemos negar os problemas anteriores da empresa e, o mais importante, a retração normal de todo o mercado de venda de câmeras fotográficas. A bolha finalmente estourou e tudo está voltando a um patamar mais parecido com o mercado pré-digital. Mas, claro que estamos torcendo pela Nikon, uma empresa que faz parte da história da fotografia e produz equipamentos maravilhosos.
Fonte: DIY
____________________
Quer dar uma ajuda para o este que voz escreve continuar seus projetos? Sua contribuição pode garantir e aumentar todo o conteúdo produzido.
Você pode:
1º Apoiar de forma permanente o nosso Projeto do Padrim;
2º Enviar uma pequena contribuição através do:
Pix – gilsonlorenti@gmail.com
Picpay – @gilson.lorenti