E a Nikon anunciou oficialmente sua nova câmera full frame de preço camarada. A Nikon D780 chega com a missão de substituir a full frame mais vendida da marca em todos os tempos, a D750. Para conseguir sucesso em seu novo equipamento, a Nikon decidiu unir as características conhecidas de suas câmeras DSLR com as comodidades da linha Z de câmeras mirrorless. Qualquer outra empresa estaria pensando em abandonar completamente o barco das DSLR, mas esse não parece ser o pensamento das duas maiores fabricantes de câmeras fotográficas.
A D780 chega com um sensor CMOS BSI (retoiluminado) full frame (FX) com 24 megapixels de resolução máxima. Junto a ele temos um processador EXPEED 6 (acima do EXPEED 4 encontrado na D750), e com um algoritmo de processamento herdado da linha sem espelho (Z6 e Z7) que proporcionam maior rapidez do equipamento, um menor consumo de bateria e desempenho aprimorado em situações com pouca iluminação. O ISO máximo da câmera é 51200 e pode ser expandido para 204.800. A câmera pode fazer disparos contínuos de 7fps em resolução máxima.
Ao fotografar através do visor óptico, a câmera usa um sistema AF de 51 pontos (incluindo 15 sensores em formato de cruz) com o mesmo algoritmo da irmã mais velha, a profissional D5. O sistema avançado de reconhecimento de cena de 180K pixels ajuda a analisar o que há dentro do quadro para uma exposição e reprodução de cores ideais.
Porém, o mais bacana do equipamento são as funcionalidades adquiridas com o uso do Live View. Agora a câmera tem o mesmo sistema AF híbrido de plano focal de 2.733 pontos que o Z6 que cobre 90% do quadro. O AF de detecção de olhos também aparece pela primeira vez em uma Nikon DSLR. Já era hora da Nikon resolver o problema de lentidão de foco automático para filmagem e foto no live view, coisa que a Canon já fez há alguns anos. Você também pode fotografar no modo silencioso com o live view utilizando o obturador eletrônico, o que também aumenta a velocidade do disparo contínuo para 12 fotos por segundo.
Seguindo a tendência do mercado, a D780 pode gravar vídeo 4K em tamanho cheio a 30 fotogramas por segundo com leitura de pixels completos (assim como outras taxas de quadros e resoluções como 1080 120p).
Outras características bacanas são o visor LCD articulado e sensível ao toque, os dois slots de cartão SD UHS-II, vida útil da bateria de 2.260 fotos, carregamento USB-C, Creative Picture Controls na câmera, um modo de efeitos especiais, empilhamento de foco, e conectividade Wi-Fi / Bluetooth. Também destaque para o corpo bem construído, resistente e selado contra as intempéries do clima.
A Nikon D780 estará disponível no final de janeiro de 2020 com um preço de US $ 2.300 . Ele também estará disponível junto com uma AF-S NIKKOR 24-120 mm f / 4G ED VR por US $ 2.800.