E continuando a apostar fortemente no mercado mirrorless, a Canon coloca no mercado mais duas câmeras bem interessantes. Quando as câmeras mirrorless surgiram no mercado todo mundo ficou bem impressionado. A tecnologia ainda não inspirava total confiança, mas tinha várias possibilidades. Levou quase 10 anos para a Canon investir pesado nesse novo tipo de equipamento, mas agora ele é onipresente na linha de produção da empresa. O que faltava para uma migração total eram câmeras baratas de entrada para atrair o fotógrafo iniciante e que está comprando sua primeira câmera. Acho que agora isso está efetivamente acontecendo.
A EOS R50 é um equipamento pequeno, porém poderoso. Ela está equipada com um sensor APS-C de 24 megapixels e utiliza a avançada tecnologia de detecção de assuntos desenvolvida pela Canon para a EOS R6. Junto como processador Digic X, o mais avançado da empresa, o modo de detecção de assunto oferece recursos impressionantes no sistema de foco automático da câmera. O equipamento não possui um obturador totalmente mecânico, contando com um obturador eletrônico e uma cortina frontal também eletrônica. Infelizmente não há um sistema de estabilização de imagem no corpo da câmera, o que é uma pena. Na parte da fotografia a câmera pode gerar arquivos JPEG e HEIF, além de RAW e C-RAW. No vídeo, a câmera pode gravar na resolução 4K utilizando todo o sensor com 30 quadros por segundo e vídeos em full HD em 60 ou 120 quadros por segundo. Um ponto positivo é que o equipamento não possui o limite de 30 minutos para gravação contínua podendo chegar a até 60 minutos de gravação.
A nova EOS R50 vai estar disponível ao público nos próximos meses por um valor de US$ 680,00.
Já a nova EOS R8 é uma câmera full frame que a Canon aponta ser destinada a fotógrafos e cinegrafistas amadores. A R8 é equipada com um sensor full frame de 24 megapixels de resolução máxima. A câmera não possui obturador mecânico, apenas um obturador eletrônico e também não apresenta estabilização de imagem no corpo. É uma câmera pequena, pesando um pouco mais do que meio quilo. A R8 possui uma porta micro-HDMI, que pode produzir HDMI limpo até 4K 60 quadros por segundo. Internamente, o R8 pode gravar 4K UHD a 60 quadros por até 30 minutos. Ele também pode capturar 4K UHD com 30 quadros sem cortes e Full HD 30 quadros por duas horas, bem como Full HD a 180 ou 150 quadros por 20 minutos e 120/100 quadrs por 30 minutos.
Uma câmera pequena, com boa qualidade de imagem por conta de seu sensor e com recursos interessantes para quem está começando. A EOS R8 vai estar disponível no mercado nos próximos meses por um valor de US$ 1.500 apenas o corpo.