Desenvolvimento tecnológico na produção de câmeras fotográficas é uma constante dentro dessa indústria. Afinal, é isso que faz um consumidor trocar o seu equipamento antigo por um mais novo. Aliás, um fato que tornou a indústria fotográfica grande é depender de vendas constantes. Em 1980 uma câmera fotográfica mecânica poderia durar décadas na mão se um usuário cuidadoso. As digitais também possuem grande durabilidade, mas o fato de as resoluções dos sensores aumentarem ano a ano no começo da fotografia digital, levava os consumidores a trocarem de câmera sempre que havia uma melhora na resolução. A grande maioria das pessoas pensava que esse era um fator que influenciava na qualidade de imagem. Hoje a Guerra dos Megapixels acabou, então os fabricantes tentam manter em alta a venda de câmeras com desenvolvimento tecnológico.
Fora as lentes, o sensor da câmera é um dos grandes responsáveis pela qualidade de imagem. Ele é quem capta a luz e essa captação deve ser feita com qualidade. A tecnologia dos sensores evoluiu, e continua evoluindo, e temos vários fatores que são analisados para classificar a qualidade desses sensores. O DxOMark é uma empresa dedicada à análise de qualidade de sensores fotográficos de câmeras fotográficas e de celulares. Eles fazem testes de laboratório para determinar essas qualidades e montam um ranking de equipamentos. No caso de sensores de câmeras fotográficas são analisados basicamente 3 características: Profundidade de Cor, Range Dinâmico e Sensibilidade com Pouca Luz.
Lembrando que são medições matemáticas em laboratório. A maior parte dos usuários não percebem essas diferenças apenas olhando para as fotografias feitas pelos equipamentos. Na realidade, a maior parte dos usuários está muito contente com suas câmeras de celulares. Mas, serve para evidenciar um pequeno fato que vou falar no fechamento desse texto.
5º Lugar – Nikon D850 – tanque de guerra da Nikon lançado em 2017 com sensor full frame de 45 megapixels. O equipamento foi a felicidade de todo mundo que trabalhava com fotografia profissional que exigia uma estupenda qualidade de arquivo e resolução suficiente para grandes impressões. Já tive a oportunidade de trabalhar com uma e recomendo para todos que precisam de qualidade e confiabilidade na hora de fotografar.
4º Lugar – Panasonic Lumix DC-S1R – Câmera Full Frame da Panasonic com 47 megapixels de resolução máxima e foi lançada em 2019. Considerada a top de linha da empresa é uma das primeiras da empresa a utilizar a baioneta L de encaixe de lentes produzida pela Leica e também utilizada pela Sigma.
3º Lugar – Leica M11 – a câmera com sensor full frame de 60 megapixels é a rangefinder mais nova lançada pela Leica. Ela nos mostra toda a qualidade das engrenagens da empresa bem como o design característico da marca. A câmera chegou ao mercado agora em 2022.
2º Lugar – Pentax 645Z – primeira linha de médio formato lançada pela Pentax mostrou que era possível lançar esse tipo de equipamento sem cobrar o valor de sua alma. Aqui temos uma câmera de médio formato com sensor medindo 44 x 33mm e com 51 megapixels de resolução máxima. Quando foi lançada, em 2014, muita gente teve vontade de vender o carro para comprar uma.
1º Lugar – Hasselblad X1D-50c – finalizando, em primeiro lugar, a Hasselblad X1D-50c, um monstro de médio formato com sensor de 44 x 33 mm com 50 megapixels de resolução máxima. Foi lançada em 2016 e causou grande impacto na época. Era uma câmera relativamente compacta e com sensibilidade e velocidade que poderiam capacitá-la para uso em fotografia externa (a mentalidade é que médio formato é um equipamento para estúdio por ser mais lento que uma SLR 35mm).
Equipamentos de grande qualidade e que podem resolver o problema de qualquer fotógrafo que necessite de grande qualidade e de grandes impressões em papel para seu trabalho. Mas, uma coisa chama a atenção. O melhor sensor fotográfico do mundo foi desenvolvido em 2016. São 6 anos atrás. A indústria meio que estacionou em um certo patamar e, provavelmente, não achou mais necessário evoluir nesse quesito de qualidade geral dos sensores. O que já existe está bom demais. A câmera mais recente na lista é a Leica M11, lançada agora em 2022, e entrou direto em terceiro lugar.
A lista completa de avaliação de sensores do DxOMark você pode achar aqui.