O que é um equipamento fotográfico profissional? Como podemos classificar essa categoria? Mais uma vez esse assunto foi citado em um grande meio de comunicação voltado para a fotografia. O site Digital Camera World publicou um texto enaltecendo a fotógrafa Melinda Sue Gordon que, segundo a reportagem, quebrou a narrativa de que é necessário ter uma câmera full frame e lentes top de linha para ser um fotógrafo profissional. Melinda fez todas as fotos de divulgação no set do filme Oppenheimer de Christopher Nolan. A fotógrafa utilizou uma Fujifilm X-H1 , com lentes Fujifilm 16-55mm f/2.8 , Fujifilm XF 50-140mm f/2.8 e uma Fujifilm XD 18-135mm f/2.5-5.6. Uma câmera APS-C com e com lentes bem interessantes. Achei o texto bem divertido, pois esse é um dilema que países ricos passam. No Brasil uma parte considerável dos fotógrafos trabalha com câmeras de sensor cropado e lentes que não podem ser consideradas como de grande qualidade. Essa semana mesmo eu tive dois alunos que estão começando na fotografia profissional com câmeras de entrada e lente do kit. Mas, acho que devemos pensar esse assunto levando em conta alguns fatos.
O primeiro é desmistificar a divergência entre amador e profissional. No imaginário das pessoas a palavra profissional significa algo bem feito, enquanto amador significa algo feito de maneira descuidada. A realidade não pode estar mais enganada. O amador é alguém que faz algo por amor. O profissional é alguém que faz algo em troca de dinheiro. Não tem ligação com qualidade. Conheço muito fotógrafo profissional que entrega um péssimo trabalho, enquanto alguns amadores executam um trabalho extremamente requintado. Então esse é o primeiro conceito que deve cair na cabeça das pessoas.
No começo do desenvolvimento da tecnologia digital, tivemos o a criação de uma categoria de câmeras que chamávamos de ultrazoom. Eram câmeras com formato de equipamentos reflex, mas eram câmeras compactas com lente fixa e sensor minúsculo. Porém, as campanhas de marketing vendiam essas câmeras como sendo semiprofissionais. Esse é um segundo pensamento errado: de que algumas categorias de câmeras são dedicadas a trabalhos profissionais e outras não. Equipamento não transforma ninguém em profissional. Do ponto de vista dos dois principais fabricantes de câmeras da atualidade (Canon e Nikon) apenas uma câmera de cada empresa é vendida como equipamento profissional. Temos a EOS R3 no caso da Canon e a Z9 no caso da Nikon. Para esses fabricantes, todas as outras câmeras produzidas por eles são consideradas amadoras, mas nós as usamos para as mais variadas atividades profissionais.
E, por fim, um equipamento não define o fotógrafo profissional. O que o define é sua experiência, criatividade e capacidade de resolver qualquer problema ou obstáculo com o equipamento que tiver em suas mãos. A sua câmera vai ser um equipamento profissional se ele lhe propiciar ganhar dinheiro e pagar suas contas. Pode ser um celular ou uma câmera mirrorless full frame. O que vai definir a categoria da sua câmera é o uso que você faz dela.
O mundo da fotografia, e os fotógrafos por consequência, sempre foram preconceituosos para com a câmera usada pelo seu concorrente. Eles olham a câmera de outro fotógrafo e já decidem a qualidade de seu trabalho pelo modelo e marca. Mas, normalmente, quem faz isso sempre está limitado pelas crenças e falta de criatividade. Então, se você está começando no mundo da fotografia e não tem possibilidade de investir muito em equipamentos, não se preocupe. Com o tempo você vai conseguir investir em melhores câmeras e lentes, mas no momento o mais importante é tirar o máximo da câmera que tem e investir em conhecimento para poder resolver os problemas que vão aparecer. É o melhor conselho que posso dar a vocês.