No dia de ontem uma notícia chocou os fãs de heavy metal espalhados pelo mundo. Ozzy Osbourne, alegando problemas graves de saúde, cancelou sua turnê que estava agendada para percorrer o Reino Unido e a Europa. A indicação é de que essa seria a aposentadoria forçada que muitos estavam temendo. Em um comunicado aos fãs, o Madman explicou que há quatro anos atrás sofreu um grave acidente que prejudicou seriamente sua coluna vertebral. Vários tratamentos e cirurgias foram feitos para tentar contornar o problema, mas Ozzy chegou a conclusão que, embora sua voz estivesse bem, o seu corpo não aguentaria a rotina de viagens que uma turnê exige.
Veja abaixo o comunicado:
“Esta é provavelmente uma das coisas mais difíceis que já tive que compartilhar com meus fãs leais. Como todos devem saber, há quatro anos, neste mês, sofri um grave acidente, onde danifiquei minha coluna. Meu único propósito durante esse tempo foi voltar ao palco. Minha voz cantando está bem. No entanto, depois de três operações, tratamentos com células-tronco, sessões intermináveis de fisioterapia e, mais recentemente, o inovador tratamento Cybernics (HAL), meu corpo ainda está fisicamente fraco. Acredite em mim quando digo que o pensamento de decepcionar meus fãs realmente ME FODE, mais do que você jamais saberá. Nunca imaginei que meus dias de turnê terminariam dessa maneira.”
Recentemente Ozzy Osbourne lançou o seu 13º disco de estúdio, o aclamado Patient Number 9 e que foi indicado para melhor álbum de rock no Grammy Awards de 2023. A faixa-título, com participação de Jeff Beck, foi indicada para melhor canção de rock e melhor performance de rock e a colaboração de Tony Iommi em Degradation Rules é indicada para melhor performance de metal. Ozzy Osbourne se disse surpreso pela indicação das músicas e do álbum e declarou que ficaria realmente chocado se ganhasse em alguma das categorias.
Ozzy Osbourne surgiu no meio artístico em 1970 como vocalista do Black Sabbath e tem a honra se ser considerado como um dos inventores do Heavy Metal com o lançamento do primeiro álbum da banda que não tinha título. Ficou na banda até 1978 e lançou junto com o grupo 8 discos que são considerados os melhores e mais clássicos da banda. Em 1980 embarcou em uma consagrada e bem sucedida carreira solo com o lançamento do disco Blizzard of Ozz (que deve ser obrigatório em qualquer coleção de apreciadores do gênero) e colocou no mercado 13 discos de estúdio. Em 2013 ele se juntou novamente com seus colegas do Black Sabbath e juntos lançaram um disco intitulado de 13.
Para quem fica chocado com o anúncio de aposentadoria forçada de Ozzy Osbourne, talvez haja alguma esperança. Em 1991, com o lançamento do disco No More Tears, Ozzy anunciou sua primeira tentativa de aposentadoria. Logo após o disco teve início a No More Tours que gerou um disco ao vivo e um DVD com a gravação de algumas apresentações. Ozzy sempre teve uma vida muito desregrada com sérios abusos de álcool e drogas e, já em 1991, era visível a sua degradação física e dificuldades para se locomover no palco. Claro que essa aposentadoria durou pouco e o Madman voltou a ativa. Essa degradação aumentou muito nos últimos anos e era bem visível, mas Ozzy sempre deu um jeito de voltar para os palcos. Talvez essa seja apenas mais uma dificuldade que o senhor das trevas vai superar e dar aos seus fãs mais alguns anos de apresentações. Estamos torcendo por isso.
Abaixo um vídeo da No More Tours gravado em 1992