No mundo da fotografia digital nós convivemos com diferentes tamanhos de tipos de sensores nos diferentes tipos de câmeras fotográficas, mas não é um assunto muito comentado entre quem não tem a fotografia como uma grande fonte de interesse. Na época do filme fotográfico era necessário comprar o filme de tamanho certo para sua câmera, então as pessoas acabavam entendendo disso por conta de um fator prático. As câmeras que utilizavam filme de médio formato, muito maior do que o filme de 35mm que vendia até em farmácia, se consideravam os verdadeiros profissionais de fotografia. Sim, existia um leve preconceito sobre qual tipo de câmera você utilizava entre os profissionais (pelo menos aqui no interior). Mas, na tecnologia digital, o mundo das câmeras médio formato ficou restrito a um grupo de fotógrafos muito pequeno. Essa restrição se deve ao fato de serem equipamentos com valores muito elevados e, pelo menos no começo do desenvolvimento da tecnologia, serem câmeras lentas onde o uso era mais indicado para fotos de estúdio.
Mas, a tecnologia vai evoluindo com o tempo e novos equipamentos de médio formato chegaram ao mercado com possibilidades de serem utilizados nas mais diversas categorias de fotografias externas mantendo a extrema qualidade de imagem e, infelizmente, mantendo também o alto preço de custo. Entre essas possibilidades encontramos o novo equipamento fabricado pela Phase One e que pode ser considerada uma câmera compacta pelo fato de ser entregue com uma lente fixa.
A Phase One XC chega ao mercado com um sensor de médio formato medindo 53,4x40mm com resolução máxima de 150 megapixels. Junto a ele temos uma lente fixa de 23mm com abertura máxima de f/5,6 (que é equivalente a uma lente com ângulo de visão de 15mm no formato 35mm). O comunicado oficial da empresa afirma que o equipamento foi projetado para o fotógrafo de viagem que necessita e quer a máxima qualidade em sua imagem. Outro objetivo da empresa era que o equipamento fosse o menor possível e mantendo a qualidade da tradição da empresa em câmeras de médio formato. Equipamentos desse formato não costumam ser pequenos e, mesmo com todo o trabalho da empresa em diminuir as dimensões do produto, a câmera ainda possui um tamanho considerável ficando com 16,2×14,3×10,5cm e pesando 1.820g.
Uma curiosidade nessa câmera é que ela mantém o modelo de back digital, mas não é intercambiável. As câmeras de médio formato possuem a possibilidade de você trocar a parte de trás do equipamento, onde fica o sensor, por outro modelo compatível. Nas câmeras de filme esse compartimento era onde o filme ficava. Quando o digital começou a dominar o mercado algumas empresas produziram apenas essa parte da câmera com um sensor fotográfico e o usuário utilizava sua antiga câmera apenas com essa parte digital. A XC tem duas opções de back digital, mas ele não é removível. Você precisa escolher na hora da compra. O Back IQ4 de 150MP e o IQ4 150 MP Acromático. A única diferença é que o segundo faz apenas fotos em preto e branco. O sensor da câmera, que é bem maior do que os sensores de 44 x 33 mm usados por Ricoh, Hasselblad e Fujifilm, gera uma imagem gigantesca de 14.204 x 10.652 pixels que é suficiente para grandes impressões mantendo a ótima qualidade de imagem.
Infelizmente, qualidade extrema sempre está ligada a elevados valores. A Phase One XC vai chegar ao mercado custando a bagatela de US$ 62.500,00.