A coisa mais normal que acontecia com as câmeras de filme mecânicas da década de 70 e 80 eram os fotômetros simplesmente pararem de funcionar. Eram as poucas peças eletrônicas desse tipo de equipamento e normalmente eram alimentados por pequenas pilhas redondas. Se sua câmera era uma Zenit de fabricação Russa então o fotômetro já vinha quebrado. Nos restava fotografar pelo instinto ao regular as configurações da câmera ou utilizar a regra Sunny 16 (imagem abaixo) que encontrávamos normalmente nas caixas de filme fotográfico. Como a disponibilidade de ISO (ou ASA) dos filmes era bem limitada, então a gente acabava acertando as configurações com a experiência.
Mas, uma empresa chamada Reflx Lab acaba de lançar um pequeno equipamento que foi projetado para quem trabalha com câmeras analógicas antigas ou qualquer outro tipo de equipamento onde o fotômetro esteja apresentando algum problema. Para quem não sabe, fotômetro é um aparelho que mede a quantidade de luz que está entrando ela lente da câmera e fornece um direcionamento para as regulagens do equipamento serem feitas com segurança. O fotômetro que se encontra dentro das câmeras trabalha com luz refletida. Ou seja, ele mede a luz que reflete do objeto que você está fotografando. Existem fotômetros externos que trabalham com a luz incidente, ou seja. a luz é medida antes de atingir o objeto. Existem vantagens e desvantagens nos dois tipos de fotômetro, mas geralmente o fotômetro de luz incidente é mais preciso.
O Reflx Lab Light Meter é um fotômetro externo, mas ele trabalha com luz refletida. Ele é planejado para ser conectado à sapata do flash de sua câmera. Ele é muito pequeno e possui um pequeno painel LCD onde você pode ver as configurações do equipamento. Nesse ponto, ele trabalha da mesma forma que um fotômetro externo tradicional. Você determina o ISO que está usando no filme e uma das outras duas configurações. Você pode informar a velocidade do obturador que vai utilizar, e ele indica a abertura do diafragma indicada, ou ao contrário, você indica o diafragma e ele informa o obturador. A sensibilidade ISO do equipamento vai até 6400 e ele também pode trabalhar com compensações de exposição. Vejam abaixo o vídeo de operação do pequeno equipamento.
Eu achei bem interessante. O Reflx Lab Light Meter está sendo comercializado por apenas US$ 49,00.
Fonte: DIY