Houve uma época em que o título desse texto seria impensável, ou pelo menos uma brincadeira sem graça. Lembro quando as primeiras câmeras compactas da Sony chegaram ao mercado. Eram bonitas, mas com péssima qualidade. Depois vieram as prosumers e muito profissional entrou no mercado digital com uma câmera F717 ou F808. Eram equipamentos lindos do ponto de vista do design, mas ainda possuíam o mesmo problema de falta de qualidade da imagem.
O tempo passou e a empresa adquiriu o departamento de fabricação de câmeras da Konica Minolta e a coisa começou a andar. A primeira DSLR da empresa, a Alpha 100, chegou ao mercado com preço interessante, bons recursos, mas ainda apanhava na questão de relação ISO/ruido. Agora que eles sabiam como fabricar uma câmera DSLR então decidiram colocar seus engenheiros e projetistas para pensar um sensor fotográfico de qualidade. Novas câmeras reflex chegaram ao mercado, várias lentes e, 10 anos atrás, apostaram na tecnologia mirrorless com a linha NEX. Hoje, a empresa fabrica câmeras profissionais de altíssimo nível e tecnologia inovadora, sendo uma das preferidas dos profissionais para a confecção de vídeo. E qual o objetivo da empresa? Ser a número 1 do mercado.
E esse objetivo está mais próximo agora. O mercado de fabricação de equipamentos fotográficos sempre foi dominado por duas empresas. A Canon sempre foi a líder, seguida pela Nikon. Agora, segundo o site NIkkei, a Sony deve ultrapassar a Nikon nesse ano fiscal, tomando então o segundo lugar. A Nikon é uma empresa com sérios problemas administrativos, mas nesse ano as coisas ficaram complicadas. A companhia projetava um lucro de US$ 110 milhões e, na verdade, teve um prejuízo de US$ 92 milhões. A Nikon achou que o lançamento de suas novas câmeras mirrorless teria um grande impacto nas vendas, mas não atingiram o sucesso esperado,
Todo o mercado de câmeras fotográficas está encolhendo. A bolha finalmente explodiu. Não se compra mais câmeras fotográficas como há 10 anos atrás. Cabe a cada empresa se adaptar à nova realidade. A Sony vem fazendo um trabalho muito interessante nesse novo mercado e, segundo eles, a meta é superar a Canon até 2021. Do jeito que as coisas estão caminhando isso será possível. O problema dos fabricantes tradicionais não é falta de tecnologia, e sim se adaptar a esse novo cenário mundial.
Quer entender o que é a bolha da venda de câmeras fotográficas. Então ouça nosso podcast dedicado ao tema.
Fonte: fstoppers
https://www.megafono.host/podcast/camara-escura/a-bolha-da-producao-de-cameras-fotograficas