Acho que todo mundo que trabalha profissionalmente com fotografia há um bom tempo (digo ai uns 20 anos) já sofreu algum acidente com o seu equipamento fotográfico. O mais simples é ele escorregar da mão e cair no chão, mas existem acidentes mais graves. Por isso que é importante você ter um equipamento reserva ou, simplesmente, ter um seguro contra acidentes e problemas técnicos no equipamento. Mais grave do que os acidentes é ter que parar de trabalhar pela falta de equipamentos. Mas, alguns tem mais azar do que outros.
Veja o caso do fotógrafo de esportes Jim Rassol. Ele estava fotografando um jogo de beisebol nos Estados Unidos entre o Pittsburgh Pirates e o Miami Marlins no dia 24 de junho de 2023 e, em um determinado momento da partida, uma bola rebatida com elevada velocidade atingiu o elemento frontal de sua lente Sony FE 400 mm f/2.8. O vídeo do momento em que a lente foi atingida, embora não mostre muitos detalhes do impacto, se tornou viral nos sites de fotografia. A foto mostrando a lente destruída é de causar dor no coração de qualquer fotógrafo. Jim trabalha como freelance na cobertura de eventos esportivos e, por ter uma margem de lucro muito pequena, não tinha seguro de seu equipamento.
Uma Sony FE 400 mm f/2.8 está custando, atualmente, US$ 12 mil no mercado americano (algo em torno de 60 mil reais), ou seja, um belo prejuízo. Alguns amigos de Jim que também trabalham com fotografia de esportes, entenderam a dor do colega e rapidamente se organizaram para fazer uma campanha de financiamento coletivo para ajudar o amigo a comprar outra lente. Embora muitas pessoas tenham se sensibilizado com a história e ajudado, até o momento haviam arrecadado algo em torno de US$ 7mil. É nesse momento que a Sony dos Estados Unidos viu a chance perfeita de fazer uma pequena ação de marketing e mostrar como ela não é uma empresa que pensa apenas no lucro. A empresa entrou em contato com Jim e se comprometeu a fazer o reparo de sua lente pelo valor que haviam arrecadado até o momento. E não foi só isso. Enquanto a lente se encontra em manutenção eles vão emprestar outra lente igual para o fotógrafo continuar trabalhando e presentearam Jim com 1 ano grátis do serviço Pro Support da Sony que existe para atender fotógrafos que tiveram problemas com seus equipamentos.
Duas coisas interessantes nesse caso. A primeira é a Sony perceber essa grande oportunidade de fazer um marketing do bem em uma situação que se tornou muito conhecida em território americano. Uma boa lição para outras empresas que não conseguem enxergar essas oportunidades. A segunda é a maneira que as pessoas se organizaram para ajudar um colega que estava passando por um momento muito complicado em sua carreira profissional. A humanidade ainda tem salvação.
Fonte: Fotografe Melhor