Nascido em Dallas em 3 de outubro de 1954, Stevie Ray Vaughan veio a se tornar um dos mais importantes nomes do Texas Blues, um estilo caracterizado pelo swing e pela fusão de blues com rock. Com sua banda Double Trouble ele apareceu em diversos programas de televisão, gravou especiais para a MTV e lançou apenas 5 discos de estúdio (não estou levando em conta os discos póstumos com sobras de estúdio). Mesmo com poucos discos, foi indicado a 12 Grammys, sendo que levou 6 para casa. Todos são unanimes em apontar o garoto como um virtuoso da guitarra. Era um daqueles talentos que conseguiam cantar tanto com a guitarra quanto com as cordas vocais.
Mas, tudo começou em junho de 1983 com o lançamento do primeiro disco do guitarrista e sua banda, o Texas Flood. Considerado por muitos um marco da música, a bolacha foi gravada em apenas 3 dias no estúdio particular de Jackson Browne. Das 10 músicas que fazem parte do trabalho, 6 delas foram escritas pelo próprio Stevie. Na realidade, o trabalho era para ser apenas uma demo, mas impressionou tanto o pessoal da gravadora Epic Records que eles ofereceram um contrato e adiantaram dinheiro que foi utilizado para remasterizar as músicas que foram gravadas nesses três dias. O título do álbum, Texas Flood, é uma homenagem a música de mesmo nome gravada por Larry Davis em 1958 e colocada como um cover nesse disco.
O disco ganhou discos de ouro, platina e prata em vários países, mas só nos Estados Unidos o Texas Flood vendeu mais de 2 milhões de cópias. Alguns anos depois uma versão especial dupla foi lançada onde o disco 2 continha o show Live at Ripley’s Music Hall na Filadélfia, PA gravado em 20 de outubro de 1983. Junto com Vaughan, que toca guitarra e é responsável pelos vocais, a banda era formada por Tommy Shannon no baixo e Chris Layton na bateria.
Texas Flood teve duas indicações ao Grammy de 1983 (Melhor Performance de Blues Tradicional e Melhor Performance de Instrumental de Rock), mas não chegou a ganhar nesse ano. O disco teve 3 indicações no Austin Music Awards e ganhou como Álbum do Ano.
Texas Flood foi o primeiro disco que comprei de Vaugahan e Double Trouble. Hoje existe toda uma valorização monetária dos discos, mas no começo dos anos 2000 eram discos baratos, geralmente encontrados em bancas de promoção. Consegui comprar todos os discos que eles lançaram nessas condições e, se voce tiver essa oportunidade, garanto que não vai se arrepender. Blues/rock da melhor qualidade e executado com uma habilidade incrível por todos os músicos. Infelizmente são coisas difíceis de achar hoje em dia.