Se 15 anos atrás alguém me falasse que Sigma e Tamron iriam concorrer em pé de igualdade com a qualidade das lentes originais, eu diria que a pessoa estava louca. As duas empresas possuíam algumas lentes bacanas, mas também muita lente lixo. Mas, cobravam um preço baixo e isso era importante para quem estava começando. Hoje a Sigma tem uma linha Art extremamente bem elogiada e a Tamron segue fazendo lentes cada vez melhores.
Em outubro a empresa anunciou a lente 70-180mm f/2,8 DI III XVD para a montagem E da Sony e agora, em maio, está colocando a lente oficialmente no mercado. E o mais importante, ela chega com um preço extremamente convidativo. A lente da Tamron vai custar “apenas” US$ 1.200,00. Para quem não está acostumado com esse mercado de lentes profissionais, esse valor ainda pode parecer caro. Mas, só fazendo uma comparação, a 70-200 f/2,8 GM da Sony está custando a bagatela de US$ 2.600,00. Com essa nova lente, a Tamron agora consegue oferecer um pacote de 3 lentes para câmeras Sony que vão atender ao fotógrafo em quase qualquer tipo de situação. Junto com a 70-180mm também temos a 17-28mm f / 2.8 Di III RXD , a 28-75mm f / 2.8 Di III RXD.
Fora o preço, a empresa também aponta que a nova lente é a teleobjetiva com abertura f/2,8 mais leve e menor do mercado. Ela possui 149mm de comprimento na posição de zoom em 70mm e pesa 810 gramas. Só fazendo uma pequena comparação, a Canon RF 70-200mm f / 2.8 pesa mais de 1Kg, mas ela também possui o diferencial de ter estabilizador de imagem. Uma outra vantagem em relação ao kit de 3 lentes da Tamron é que eles possuem o mesmo diâmetro de rosca para filtros fotográficos (67mm). Ou seja, um mesmo filtro fotográfico pode ser utilizado nas três lentes. Mais um incentivo para investir no conjunto.
Falando sobre o conjunto do equipamento, a lente apresenta 19 elementos divididos em 14 grupos, incluindo 1 elemento de dispersão extra baixa (XLD), 5 elementos de baixa dispersão (LD), 1 elemento asférico moldado em vidro (GM) e 2 elementos asféricos “híbridos”. Tudo isso, combinado com o revestimento antirreflexo de banda larga de segunda geração, que promete uma qualidade de imagem excepcional, de ponta a ponta em todas as distâncias focais, até mesmo em grande abertura. Se cumprir o que promete será uma lente fenomenal.
A lente possui dois motores de foco XVD (eXtreme-torque) que, segundo a empresa, garantem um processo de foco automático mais rápido e preciso do que nas versões anteriores. Finalizando, a lente é vedada contra intempéries ambientais e o elemento frontal é revestido de flúor para repelir água e óleo. Como o zoom da lente é externo, ela possui uma trava de zoom para que a lente não fique solta durante o transporte.
Como mencionado acima, a Tamron 70-180mm f / 2.8 Di III VXD custará apenas US $ 1.200 quando chegar ao mercado. A disponibilidade prevista nos EUA é 14 de maio, mas a Tamron adverte que “a data de lançamento ou o cronograma de fornecimento do produto pode ser adiado” devido à expansão do COVID-19. Infelizmente, em tempos de pandemia, nenhuma data está segura de ser respeitada.
https://www.youtube.com/watch?v=9KtxkGd1Qu4&feature=emb_logo