Existem coisas dentro da fotografia que se tornaram lendas. Uma delas é a Zenit PhotoSniper, uma câmera russa que se assemelha a um rifle. Para começar, o fato de ser russo é o fator determinante para esse equipamento. Acho que apenas eles pensariam em uma coisa dessas. A Zenit é uma câmera russa que foi muito famosa no mundo todo. O equipamento era bem rústico, o fotômetro costumava dar problema com pouco tempo de uso, mas as engrenagens eram confiáveis e a lente Helios 50mm f/2 que acompanhava o equipamento era de uma qualidade impressionante. Muita gente, inclusive eu, começou fotografando com uma Zenit. É possível encontrar câmeras com mais de 50 anos no Mercado Livre funcionando perfeitamente.
Essa PhotoSniper começou a ser fabricada na década de 1940. O seu formato, que se assemelha a um rifle, foi pensado para ser utilizado como equipamento de reconhecimento pelo exército. A teoria era que o formato e sua empunhadura trariam muito mais estabilidade ao fotógrafo em situações onde a agilidade e rapidez de utilização da câmera seriam determinantes para o sucesso da missão. Com o passar do tempo a câmera foi adaptada para uso civil e vendida em larga escala. Talvez você nunca tenha visto uma dessas, mas ela é bem famosa no mundo da fotografia. Alguns anos atrás, uma pessoa aqui da minha cidade me ligou dizendo que tinha uma dessas, que um parente comprou na Europa, e que gostaria de vender. Infelizmente, para os proprietários do equipamento, o valor de venda dele é bem baixo, pois não é uma peça rara. Muitas foram fabricadas e vendidas, o que torna fácil achar o brinquedo por valores bem interessantes. Já ví muitos textos em blogs de fotografia de pessoas que adaptaram a empunhadura para utilizar câmeras digitais modernas, principalmente as mirrorless.
O fotógrafo Mathieu Stern teve uma experiência muito interessante. Ele estava em um mercado de pulgas quando encontrou uma Zenit PhotoSniper completa com lentes, filtros, empunhadura e tudo dentro da caixa original em que o produto foi vendido. O preço pago pelo conjunto foi de apenas US$ 18,00. Mesmo para uma câmera que não pode ser considerada rara, esse valor foi muito baixo. Como ele gostou de sua nova aquisição, Mathieu decidiu gravar um vídeo sobre sua experiência ao utilizar o equipamento. Na caixa de metal estava uma câmera SLR Zenit ES, uma lente Helios 44M-4 58mm f / 2, uma lente TAIR-3S 300mm f / 4.5, um descanso de ombro, um conjunto de gatilho, um para-sol, tampas, 6 filtros , 2 chaves de fenda e uma caixa de filme. Um conjunto bem bacana. Eu ficaria feliz em ter um desses em casa.
Depois de um tempo brincando, Mathieu aponta que o principal problema do equipamento é que você não vai passar despercebido em público. As pessoas param para observar e até perguntam o que está acontecendo. Imagino até que muitos possam pensar que se trata de uma arma. No final, o fotógrafo acabou fazendo o que muitos fazem e adaptou a lente TAIR-3S 300mm f / 4.5 em sua câmera mirrorless da Sony com um adaptador M42. O resultado é que essas lentes russas antigas são muito boas e podem render ótimas fotos, isso se você se acostumar com o foco manual e o diafragma mecânico. Veja o vídeo abaixo onde toda essa experiência é relatada.
Fonte: Petapixel