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Gilson Lorenti Fotógrafo fotógrafo em presidente prudente

3 razões pelas quais os clientes não vão gostar de suas fotos de retrato

Posted on fevereiro 14, 2022

Eu já decidi há muito tempo em minha carreira de fotógrafo que eu sou um retratista. Retratos são o tipo de fotografia que mais fiz em minha vida e, mais especificamente, retratos femininos. Decidi isso mais de 20 anos atrás e ainda estou nessa estrada. Digo que a maior parte de meus clientes saem felizes da sessão de retratos, mas sempre existem aqueles que não conseguimos agradar, que não gostam do resultado e que não ficam tranquilos ou confortáveis durante a sessão. Sim, as vezes acontece, e eu percebo isso desde o começo do trabalho. Sinto quando não vai rolar a conexão e sei quando as coisas estão degringolando. Existem vários fatores para explicar o fracasso da sessão.

Alguns estão fora de seu controle. A pessoa não se sente bem com ela mesma, ou simplesmente odiou a maquiagem e o cabelo feitos para o dia, ou não tem paciência para deixar o fotógrafo fazer a sua mágica. Já tive problemas com opiniões dos acompanhantes que a modelo levou junto para a sessão e até com o local que a cliente escolheu para as fotos. Ou seja, é uma quantidade muito grande de coisas que podem acontecer.

Mas, independente de tudo o que pode dar errado, o fotógrafo Dan St Louis fez uma lista de 3 coisas que podem acontecer que levam o seu cliente a odiar as fotos que você faz dele. Eu gostei da lista e acho todos os motivos válidos.

1 – Os clientes não estão acostumados com a sua lente

Aqui estamos falando de distância focal. Nos dias de hoje é difícil achar alguém que não faça autorretratos (os populares selfies) e as pessoas acabam se acostumando com a distorção que as lentes grande angulares dos celulares causam em seu rosto. Ao serem fotografados com lentes corretas e indicadas para retratos acabam achando o formato de seu rosto meio estranho. O mais comum é que as clientes achem seus rostos mais bonitos, pois distâncias focais mais altas acabam deixando o rosto mais  proporcional, mas as grande angulares deixam o rosto um pouco mais fino e alguns gostam disso. Se estiver em estúdio é fácil de resolver, pois é só mostrar as primeiras fotos da sessão para o cliente no monitor. Em ensaio externo lembre de mostrar como está ficando no LCD da câmera. Tendo essa preocupação você vai perceber as preferências do cliente.

2 – Os seus clientes costumam fazer autorretrato em ângulos bem específicos. 

Esse problema também está ligado ao motivo anterior. As selfies são feitas em ângulos específicos, geralmente de cima para baixo, e a pessoa se acostuma a sempre se ver nesse tipo de ângulo. Ela tem o rosto afinado por conta da grande angular e ao mesmo tempo some totalmente sua papada e ajuda a deixar o queixo mais afinado. Vejo muito isso com as mulheres que fotografo. Elas possuem essas preocupações e se você vai trabalhar com mulheres é sempre bom ouvir o que elas querem mostrar e o que elas não querem mostrar em seus retratos. Uma boa prática é sempre pedir para o seu cliente enviar retratos e exemplos do que eles querem fazer em sua sessão fotográfica. Acredite, se a pessoa vai pagar por uma sessão de retratos ela já pesquisou muita coisa na internet do que ela gostaria de fazer.

3 – Mudança de local

As pessoas costumam se fotografar em casa, na rua ou no serviço e quando você leva elas para um estúdio fotográfico elas estranham o fundo branco, a falta de objetos e cenários para interagir. Aqui não é necessariamente um problema, mas uma falta de conversa antes com seu cliente. Talvez ele queira fotografar em estúdio e mostrar alguns resultados em uma reunião prévia pode fazer ele avaliar de forma mais profunda se esse será a melhor escolha. Talvez a montagem de um cenário ou simplesmente escolher uma sessão externa seria o melhor caminho. Aqui é uma questão de percepção e não necessariamente um problema.

Uma coisa que meus 20 anos de retrato feminino me ensinaram é que o mais importante na hora de fotografar uma pessoa é conseguir se conectar com ela. Saber os seus anseios, o seus medos e os seus desejos. Ninguém paga por uma sessão fotográfica sem ter um grande objetivo. No meu caso tem ligação com autoestima e auto realização.  O meu papel é fazer a minha cliente atingir tudo o que ela quer. Então, ter empatia, as vezes, é melhor do que possuir um grande conhecimento fotográfico.

Você pode ler o texto original no petapixel clicando no link.

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