Em 2023 me propus a fazer um novo projeto fotográfico envolvendo novamente as mulheres pretas da região e aprofundando no tema das religiões de origem africana. Deusas ou Orixás nasceu da necessidade de discutir o papel das religiões de matriz africana na sociedade brasileira e também o poder da mulher preta em nossa cultura e sociedade. Levando em conta que, mesmo com o avanço das informações e do pensamento crítico na sociedade, ainda existe muito preconceito em relação às religiões de origem africanas, existe a necessidade de ações mostrando o real significado dessas religiões e sua mensagem positiva. Esse projeto visa mostrar para as pessoas as figuras dos Orixás e sua beleza. Nessa primeira parte do projeto trabalhamos apenas com as Orixás femininas, também conhecidas como Yabás (Mãe Rainha), sendo que os Orixás masculinos serão representados na segunda parte do projeto. A metodologia é simples: um ensaio fotográfico com as cores de cada Yabá em seu local de poder, geralmente na natureza, já que os Orixás possuem esse poderoso vínculo com o meio ambiente. As Yabás são Oxum, Yansã, Obá, Nanã, Ewá e Iemanjá.
A Karol Ramos é moradora da cidade de Presidente Venceslau. Já fizemos alguns ensaios juntos, inclusive um projeto de nu artístico. Entrei em contato com ela falando do projeto e estaríamos fotografando em um fim de semana na represa da cidade de Presidente Epitácio. Acho que esse foi o ensaio mais difícil de fazer, por conta da iluminação. Estávamos durante a tarde, no meio da água e não havia nenhuma sombra para aproveitar. Então tudo foi feito no sol e com o flash em carga máxima para compensar as configurações da câmera. O resultado foi muito interessante e as cores ficaram vividas e com muito contraste.
Karol representou a Orixá Iemanjá. Segundo o site Iquilibrio, Iemanjá é a Rainha do Mar. É uma das divindades mais queridas da Umbanda e do Candomblé. Muito cultuada e respeitada, Iemanjá é tida como a mãe de quase todos os Orixás. Sua representatividade está muito ligada à fecundidade – por isso foi destinado à ela o Mistério da Geração. A grafia do nome de Iemanjá também é realizada com Y, por isso é tão comum encontrar o nome da divindade escrito desta maneira: Yemanjá. Na África seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé Omo Ejá”, que significa mãe dos filhos-peixe. No Brasil, ela também recebe os nomes: Inaé, Ísis, Janaína, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar e Sereia do Mar. Iemanjá tem como principais cores o azul claro, o branco e o prata. As três cores, que estão quase sempre presentes em suas vestimentas e em seus adornos, representam todo seu mistério (associado ao fundo do mar) e também a sua vaidade.
Abaixo temos algumas fotos do ensaio. O projeto Deusas ou Orixás foi patrocinado pela Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura. As fotos do projeto estarão expostas no Centro Cultural Matarazzo em Presidente Prudente durante o mês de julho de 2024.
Pensando na questão da acessibilidade, a exposição está sendo realizada em um local de fácil acesso, sem escadas e durante a última semana de julho temos a possibilidade de visitas monitoradas com tradutor de líbras. Informações sobre essas visitas agendadas através do whatsapp 18-99140-7873.
Para quem não me conhece, eu sou Gilson Lorenti, fotógrafo, morador de Presidente Prudente no interior de São Paulo. Sou fotógrafo há quase 30 anos e especializado em retrato feminino e ensaio fotográfico sensual e de nu artístico. Também sou professor de fotografia e ensino você a fazer fotografias como essas. Entre em contato para informações e orçamentos. Quer ver mais fotos de ensaio fotográfico? Então é só dar uma olhada em nosso Instagram.
Um espetáculo de fotos, bela composição, uma deusa essa orixá.